Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais que um desabafo

Operação 'Entendeu? Inferno!' interdita 11 bares no interior de SP

Folhapress
08 mar 2021 às 16:16
- Divulgação/Prefeitura de Pirassununga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que era inicialmente apenas um desabafo devido à gravidade da pandemia do novo coronavírus viralizou em redes sociais e, agora, se transformou em nome de operação para tentar conter o avanço de casos da Covid-19 em Pirassununga, no interior paulista.


Batizada de "Entendeu? Inferno!", a operação desencadeada no final de semana resultou na interdição de 11 estabelecimentos comerciais na cidade (a 211 km de São Paulo) entre as noites de sexta-feira (5) e domingo (7).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um vídeo publicado na última terça (2) pelo prefeito de Pirassununga, o médico Dimas Urban (PSD), viralizou nas redes sociais nos dias seguintes devido, principalmente, ao encerramento de sua fala.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


"Para de ser ignorante, pelo amor de Deus. O Covid está aí, e quem não acredita nele é porque é ignorante, 'zóio' tapado. Pelo amor de Deus, inferno", disse o prefeito, que se levantou e encerrou a transmissão do vídeo de cerca de 15 minutos.

Publicidade


Município de 78 mil habitantes, Pirassununga está com hospitais lotados e registrou dez mortes por Covid-19 na última semana, segundo Paulo Tannús, secretário da Segurança Pública. Até sexta, a cidade teve 69 mortes e 4.287 casos do novo coronavírus.


"Demos esse nome em homenagem ao prefeito pelo vídeo, que viralizou até fora do país. Temos feito constantemente ações para conscientizar a população, mas como só na conscientização não tem dado certo, partimos para multas e fechamento do comércio", afirmou.

Publicidade


Foram notificadas nove pessoas que descumpriam o toque de recolher, imposto a partir das 20h e 11 estabelecimentos. Outros 11 estabelecimentos foram interditados e duas festas em ranchos às margens de um rio foram fechadas.


Tannús citou o caso de um supermercado que, interditado na noite de sábado (6), reabriu irregularmente as portas na manhã do dia seguinte e foi novamente fechado pela fiscalização.

Publicidade


"Lotado, sem controle algum, com pessoas sem máscaras em seu interior. Não existe mais notificação para comércio. Se descumprirem o decreto, o local é lacrado direto por sete dias e, na reincidência, é lacrado até o fim da pandemia, com o alvará cassado", disse.


A operação vai durar até o próximo dia 19, mesma data do decreto do prefeito Urban sobre a pandemia.

Publicidade


No vídeo que batizou a operação de fiscalização, o prefeito demonstra irritação com negacionistas da pandemia, critica aglomerações formadas na cidade, explica as filas formadas para a vacinação e comenta as dificuldades para contratar profissionais de saúde.


De acordo com ele, a "maioria esmagadora" de casos recentes é de jovens que foram a bares ou festas.


"Gente, o que eu estou recebendo no Whatsapp, vendo no Facebook, de gente postando foto de bar lotado de gente, todo mundo sem máscaras, as mesas todas juntinhas. Escuta, 'ah, mas a culpa é do prefeito, que não manda fiscalização'. Escuta aqui, a Guarda Municipal agora é a mamãe brava que vai lá e tem que dar um tapa no bumbum do bebê mal educado e teimoso para ele voltar para casa? Que negócio é esse?", questionou o prefeito.

,


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade