Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Colapso próximo

São Paulo antecipa feriados para evitar o lockdown

Agência Brasil
19 mai 2020 às 11:17
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo de São Paulo anunciou que quer antecipar o feriado estadual de 9 de julho, que comemora a revolução constitucionalista, para o dia 25 de maio.

A decisão vem um dia depois da prefeitura de São Paulo ter decidido antecipar dois feriados municipais. O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, para esta quarta-feira, dia 20, e o feriado de Corpus Christi, no dia 11 de junho, para a próxima quinta, dia 21. Sexta-feira, dia 22, será ponto facultativo. As mudanças já foram aprovadas pela Câmara dos Vereadores nessa segunda-feira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Agora, se a proposta do governo do estado for aprovada pela Assembleia Legislativa, a cidade de São Paulo vai ter um mega-feriado, que começa na próxima quarta-feira e só terminaria na segunda da semana que vem. Contando com o final de semana e o ponto facultativo, serão seis dias de interrupção das atividades. O esforço é para tentar aumentar o isolamento social evitando o bloqueio total, o chamado lockdown.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé

Imagem de destaque
Categorias C, D e E

Motoristas têm até o dia 31de março para fazer exame toxicológico


Na semana passada, as autoridades de saúde anunciaram que os critérios para adotar o bloqueio total seriam mais de 90% da ocupação dos leitos de UTI , e taxa de transmissão do vírus acima de 1, o que significa que cada pessoa infectada transmite para, pelo menos, uma nova pessoa. Nesse final de semana, a cidade de São Paulo passou a atender os dois critérios com uma taxa de infecção de 1,4 e 91% dos leitos de UTI ocupados.

Publicidade


Mas as autoridades estaduais ainda não chegaram ao consenso sobre a hora mais adequada para implantar o bloqueio total.


Agora, o coordenador do centro de contingência para o coronavírus, Dimas Covas, diz que o bloqueio total só vai ser adotado quando o sistema de saúde estiver nocauteado.

Publicidade


Mas, logo depois de ouvir a avaliação do principal assessor do governo para a pandemia do coronavírus, o governador João Doria refutou a ideia de esperar a falência para tomar medidas mais duras.


Quando o prefeito Bruno Covas anunciou a decisão de antecipar os feriados municipais, disse que era a última alternativa, já que a prefeitura não consegue implantar o bloqueio total de forma isolada.


A estimativa é de que nos próximos 15 dias, a estrutura de saúde da cidade entre em colapso.

Nesta terça-feira, os prefeitos da região metropolitana de São Paulo e os da baixada santista - a segunda região mais atingida pela pandemia no estado - vão discutir a possibilidade de antecipar os feriados municipais nas respectivas cidades.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade