Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perda

Sérgio Sant'Anna morre aos 78 em decorrência da Covid-19

Folhapress
10 mai 2020 às 12:27
- Ricardo Borges/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O escritor carioca Sérgio Sant'Anna, um dos maiores autores em atividade no país, morreu na madrugada deste domingo (10), aos 78 anos, em decorrência da Covid-19. Ele estava internado desde o domingo (3) no hospital Quinta D'Or, no Rio de Janeiro.


De acordo com seu filho, o também escritor André Sant'Anna, o pai vinha melhorando e saindo da sedação -mas teve uma parada cardíaca nesta madrugada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conhecido pela experimentação formal, ele transitou e foi elogiado por seu trabalho em diversos gêneros, mas era celebrado principalmente como um dos grandes nomes do conto brasileiro -ao lado de Rubem Fonseca e Dalton Trevisan.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oferta escassa

Estoque de suco é o segundo mais baixo em 13 anos e pressiona oferta de laranja

Imagem de destaque
Consulta online

INSS vai liberar auxílio-doença e aposentadoria por invalidez com uso de telemedicina

Imagem de destaque
Não perde concessões

AGU pede que Jovem Pan tenha bens penhorados para pagar multa de R$ 13,4 milhões

Imagem de destaque
Inteligência Artificial

ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras com acessórios coloridos, magras e bronzeadas


Mesmo com a idade avançada, chamava a atenção o fato de Sant'Anna continuar não só produzindo, mas mantendo a qualidade à altura de sua obra pregressa. Seu último livro inédito foi "Anjo Noturno", de 2017.

Publicidade


No ano passado, ele, que era advogado de formação, completou 50 anos de carreira literária. Sua estreia foi em 1969, com o livro "O Sobrevivente", uma edição do autor paga com dinheiro emprestado de seu pai. Com a obra, ganhou uma bolsa em um programa da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, voltado para escritores.


Sant'Anna fez carreira como funcionário público -uma tradição entre autores brasileiros- no Tribunal do Trabalho e também foi professor na Escola de Comunicação da UFRJ, onde ficou até 1990 e era idolatrado pelos alunos. Depois desse período, passou a se dedicar somente à literatura.

Publicidade


Dentro das experimentações promovidas por San'Anna estava o diálogo com outros campos, como as artes plásticas, o teatro, o cinema -além da promoção da mistura de gêneros literários. Entre seus livros mais famosos estavam obras como "Confissões de Ralfo", "Um Crime Delicado, "O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro" e "O Homem-Mulher", entre outros. Sua obra é publicada pela Companhia das Letras.


Torcedor do Fluminense, escreveu também histórias sobre futebol -caso de um de seus últimos contos, publicado na Ilustríssima, no qual narra o treino do time a partir do ponto de vista de uma velha trave.

Publicidade


Também era conhecido por ler assiduamente autores de novas gerações -e, recentemente, comentar suas leituras no Facebook-, além de manter diálogo com eles. Essa postura foi simbolizada na Flip de 2018, quando o mestre dividiu uma mesa com o escritor Gustavo Pacheco, que estreava com o volume de contos "Alguns Humanos".


No debate, Sant'Anna chegou a lançar uma provocação: "não tenho tempo de ler esses livros todos. Tenho a opinião de que no Brasil está se escrevendo demais. O Brasil tem que ter mais leitores e menos escritores".

O autor também arrancou risos da plateia ao contar que optou por ser contista e não romancista porque se angustia ao escrever -e que, por isso, não seria bom escrever algo mais longo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade