Acil e Sincoval pedem nova ampliação de horário para o comércio

por Redação Bonde com Acil
   
Luís Fernando Wiltemburg/Arquivo FOLHA

A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) quer uma nova ampliação no horário de funcionamento do comércio da cidade. O documento, assinado também pelo Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) seria protocolado ainda nesta sexta (23), na Prefeitura de Londrina, de acordo com a assessoria de imprensa da associação.

As jornadas pleiteadas são para o funcionamento das lojas de rua de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e aos sábados das 9hs às 13hs. Para os shoppings, o pedido inclui o funcionamento aos domingos, das 11hs às 22hs (praças de alimentação) e das 12hs às 20hs (lojas). De segunda a sábado, os shoppings continuariam abrindo das 11hs às 22hs.

O pedido leva em conta os índices da pandemia na cidade, incluindo a queda na ocupação de leitos e estabilização dos casos ativos.

A argumentação da Acil é que o novo horário pretende diluir ainda mais as aglomerações, oferecendo um período maior para compras, levando em conta o horário de lotação do transporte coletivo. No caso dos shoppings, o funcionamento aos domingos ampliaria as possibilidades para quem não pode ir às compras durante a semana.

Outra solicitação do ofício é pela liberação da frequência de crianças nos shoppings, que tiveram o convívio social bastante afetado pela pandemia e o local seria uma opção para diminuir a ansiedade. Os pedidos são feitos sem deixar de lado "o compromisso com os protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19".

Conteúdo relacionado: