Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Começa nesta sexta consulta a lote residual de restituição do IR

Kelly Oliveira/Agência Brasil
23 out 2020 às 11:02
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário para 273.545 contribuintes será feito no dia 30 de outubro, totalizando R$ 560 milhões.


Desse valor, R$ 211.773.065,86 são destinados aos contribuintes com prioridade legal: 5.110 idosos acima de 80 anos, 38.301 entre 60 e 79 anos, 4.636 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 21.244 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foram contemplados ainda 204.254 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 5 deste mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


Leia no Bonde: Candidatura de Boca Aberta é indeferida por juiz eleitoral de Londrina

Publicidade


Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal. Na consulta ao Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.


A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.


Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. O contribuinte também poderá fazer o agendamento no site do BB.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade