Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Assista ao vídeo

De que forma a Reforma da Previdência vai afetar a vida do brasileiro?

09 ago 2019 às 14:47
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Reforma da Previdência está cada vez mais perto de se concretizar e muitas dúvidas surgem nas mais diversas categorias de aposentados. "Serão afetados pela reforma todos os segurados que exercem trabalhos na iniciativa privada e no setor público; e que estão há mais dois anos da aposentadoria", informa Renata Brandão Canella, advogada de Londrina especialista em direito previdenciário. Haverá uma regra de transição, na qual os segurados que estão próximos da aposentadoria (há menos de 2 anos do requerimento), poderão se apoiar e, pagando um "pedágio", conseguirão evitar a permanência no trabalho por mais longos anos.


Para esclarecer as principais dúvidas, o Bonde conversou com Renata Brandão Canella, que esclareceu as principais mudanças que afetarão a vida do brasileiro. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cálculo dos valores

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


Atualmente, o valor da Aposentadoria por Tempo de Contribuição é calculado pela média aritmética simples dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo do segurado (a partir de julho de 1994 até a data da aposentadoria), com posterior aplicação do fator previdenciário. Ou seja, há possibilidade de descarte dos 20% menores salários-de-contribuição. Na regra da reforma, poderá ser considerada 100% de todos os salários-de-contribuição, sem a possibilidade de exclusão dos 20% menores.

Publicidade


"Desta forma, há grande possibilidade de muitos benefícios serem calculados com valores reduzidos se comparados com as regras atuais. Com a Reforma da Previdência, para se obter 100% do valor do benefício, o segurado terá que contribuir por, pelo menos, 40 anos", explica a especialista, Renata Brandão Canella.


Aposentadoria da pessoa com deficiência

Publicidade


Para a aposentadoria antecipada desta categoria, existe hoje, na legislação brasileira, duas formas de aposentadoria: a Aposentadoria por Idade ao deficiente e a Aposentadoria por Tempo de Contribuição ao deficiente. Para Aposentadoria por Idade, o segurado deficiente precisa comprovar, no mínimo, 15 anos de contribuição (180 meses). O período contributivo deve ser simultâneo com a condição de pessoa com deficiência, independentemente do grau. A idade, neste caso, é reduzida: 60 anos para os homens e 55 para as mulheres. Com a reforma, este tipo de Aposentadoria será extinto, passando somente a existir a Aposentadoria por Tempo de Contribuição ao deficiente.


Haverá equiparação entre homens e mulheres, além de mudanças no tempo de contribuição conforme o grau de deficiência: 35 anos de contribuição para deficiência leve; 25 anos de contribuição para deficiência moderada; e 20 anos de contribuição para deficiência grave. De toda forma, a Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Deficiente será mantida em 100% da média contributiva, e, a princípio, sem exigência de idade mínima.

Publicidade


Aposentadoria Especial


"Este tipo de aposentadoria será praticamente extinto, caso a Reforma seja aprovada nos moldes em que se encontra hoje", aponta Renata. Além da exigência da idade mínima (60 anos, 58 anos e 55 anos de idade de acordo com o tipo de trabalho especial exercido), o valor da Aposentadoria Especial mudará bruscamente, podendo chegar, em casos mais graves à 60% da média aritmética dos salários, e em outros a 60% da média mais 2% por ano de trabalho especial após atingir o tempo mínimo.


Por exemplo: serão necessários 60 anos de idade e 25 anos de tempo de trabalho/contribuição para a categoria dos médicos, dentistas, engenheiros, médicos veterinários, enfermeiros, motoristas etc, o valor da aposentadoria será de 60% da média aritmética de todos os salários, mais 2% por ano de trabalho especial a partir dos 25 anos de atividade especial.


Assim, em regra, para que estes profissionais atinjam 100% da média, sem qualquer redutor, serão necessários 45 anos de trabalho/contribuição, restando inviável este tipo de aposentadoria na prática, visto que na Aposentadoria por Tempo de Contribuição comum, serão necessários 40 anos de trabalho para se atingir o valor integral.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre as mudanças da Aposentadoria Especial:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade