Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Está na dúvida? Veja dicas para pagar boletos com segurança e evitar golpes

Redação Bonde
02 abr 2024 às 09:45
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O boleto bancário é um dos meios mais usados pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo, como escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito, entre outros.


Só no ano passado foram 4,2 bilhões de documentos transacionados, totalizando R$ 5,8 trilhões. No entanto, assim como em outros meios de pagamento, o boleto também atrai a atenção dos golpistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das estratégias de golpes aplicadas atualmente pelos criminosos é a do boleto falso, que pode parecer muito com um documento bancário verdadeiro. Ao invés de pagar uma conta, a vítima acaba enviando o valor para criminosos que falsificaram o boleto, seja este o-line ou físico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Perspectiva

Dia das Mães: 72% dos paranaenses devem presentear, segundo Fecomércio

Imagem de destaque
Estimativa

Reforma deve reduzir tributo sobre imóveis do Minha Casa, Minha Vida, prevê Fazenda

Imagem de destaque
Eletrônica

Aposta de SP leva R$ 5,58 milhões do concurso 2717 da Mega-Sena

Imagem de destaque
Reforma Tributária

Picanha e camarão terão alívio de imposto mesmo fora da cesta básica, diz governo


O golpe pode acontecer no momento de uma compra on-line, quando o cliente decide pagar por boleto para aproveitar um desconto, por exemplo. O boleto é enviado no e-mail, o cliente efetua o pagamento, mas o produto não chega. A loja, neste caso, era falsa, assim como o boleto.

Publicidade

 

Entretanto, golpistas estão sempre em busca de novas formas para cometer crimes. Por isso, é de extrema importância que as pessoas se mantenham alertas para evitar serem vítimas. Os fraudadores apostam na desatenção dos pagadores para aplicar golpes.

Publicidade

 

Diante desse cenário, o Portal Bonde separou algumas dicas para ajudar as pessoas a reconhecerem boletos falsos e, com isso, reduzir as chances de cair nas armadilhas criadas pelos golpistas:

Publicidade

 

1 - CONFIRA OS DADOS DO BOLETO

Publicidade


Com a entrada em operação da PCR (Plataforma Centralizada de Recebíveis), todos os boletos emitidos precisam ser registrados antes de serem emitidos. 


Para isso, os bancos inserem as informações ao documento, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Publicidade

 

No momento do pagamento, independente do canal utilizado (caixa eletrônico, mobile bank, internet bank etc.), os dados do beneficiário (a empresa que receberá o dinheiro) serão mostrados, o que permite ao pagador realizar a conferência com os dados que constam do boleto físico que está em suas mãos. 

Publicidade


Se a conta em questão não pertencer ao beneficiário correto, o cliente não deve concluir a operação. Em caso de qualquer dúvida, o cliente deve entrar em contato com o SAC da empresa.   

 

Imagem
Homem tenta levar carro da casa da ex, é perseguido e atropelado pelo filho em Londrina
Um homem foi atropelado após tentar fugir com o veículo e os cachorros da casa da ex-mulher, ser perseguido pelo filho e provocar aciden


2 - NÃO IMPRIMA BOLETOS


Muitas quadrilhas usam vírus para adulterar os boletos na hora da impressão. O vírus, então, muda os dados do boleto, como valor e a conta na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando a pessoa imprime o boleto. 


Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF, bem mais difícil de ser adulterado, e manter sempre um antivírus atualizado.

 

3 - CONFIRA OS DADOS DO BANCO


Diversos golpistas cometem pequenos deslizes na hora de criar os boletos adulterados. Um deles é colocar, no documento, um logo diferente da instituição financeira que emitiu o título. 


Para verificar se está tudo certo, basta conferir se os três primeiros números do código de barra correspondem ao banco que aparece no boleto.

   

4 - USE O DDA (Débito Direto Autorizado)


Uma das formas de evitar pagar boletos falsos é aderir ao DDA (Débito Direto Autorizado). Ao se cadastrar, o cliente irá receber a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em nome dele. 


Como o serviço pega as informações direto da Plataforma Centralizada de Recebíveis, não há o risco de o documento ser fraudado por um golpista se fazendo passar por uma loja ou empresa prestadora de serviço.

 

Para aderir ao DDA, o consumidor deve fazer o registro como “pagador eletrônico” na instituição financeira em que tem conta, e, caso haja cobrança em seu nome, a ferramenta permite ao cliente receber o boleto de forma eletrônica, o que facilita o reconhecimento da dívida e, após este reconhecimento, autorizar o débito para o pagamento. O cadastro também pode ser feito pelos canais eletrônicos.

 

Importante deixar claro que o DDA é um serviço diferente do débito automático. Ao aderir ao Débito Direto Autorizado, o cliente autoriza o banco a notificá-lo sempre que um boleto é emitido em seu nome e disponibiliza o documento para pagamento, mas não realiza a operação. 


No débito automático, o consumidor autoriza a instituição a pagar o título na data de vencimento.  

 

Imagem
CP da Câmara de Londrina decide prosseguir com denúncia contra Mara Boca Aberta
Com a decisão pelo prosseguimento, a comissão agendará audiência para questionamentos às testemunhas indicadas por Mara Boca Aberta e pela comissão, assim como para o depoimento da vereadora.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade