Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É uma cilada!

Fuja dos principais golpes com o cartão de crédito no Carnaval

Ana Paula Branco - Folhapress
22 fev 2020 às 16:01
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A animação dos foliões e a aglomeração nas ruas facilitam a vida dos bandidos no Carnaval. Entre os golpes mais comuns aplicados nesta época está a troca de cartões de crédito, segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

O golpista se passa por um vendedor ambulante ou é um motorista de aplicativo ou taxista mal intencionado e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O falso comerciante se aproveita de um momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada, ou usa algum truque e desvia a atenção do cliente para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Assistência social em alerta

Famílias de Cambé denunciam golpe de recadastramento do Cadúnico

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
Caminho para evitar falência

Crescem pedidos de recuperação judicial no agronegócio brasileiro

Imagem de destaque
Bolsa de valores

Sanepar prepara segunda PPP com investimento de quase R$ 3 bi


Aproveitando a falta de atenção do cliente, o bandido troca o cartão e devolve outro muito parecido. Sem perceber, o folião entregou o cartão com a senha ao golpista.

Publicidade


A melhor forma de evitar ser vítima de golpe é redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar.


"Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita: isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos", alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Publicidade


Ao perceber que foi vítima do golpe, é preciso ligar imediatamente para a central de atendimento do banco ou do cartão e solicitar o seu cancelamento. Registrar um Boletim de Ocorrência também é recomendável.


Outro golpe comum é a o da dupla operação. Nele, bandidos se aproveitam da distração do cliente para passar a mesma compra duas vezes, dizendo que a primeira tentativa deu problema. Alguns usam outra maquininha e cobram novamente o valor (o mesmo, ou maior). Só ao conferir o extrato o consumidor perceberá o prejuízo.

Publicidade


FURTO DE CELULAR


Comuns em locais com multidões, como bloquinhos de Carnaval, o furto e a perda de celular devem ser comunicadas ao banco o mais rápido possível para evitar que bandidos consigam acessar aplicativos da conta e do cartão de crédito da vítima.

Publicidade


"Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o Boletim de Ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao banco", alerta Volpini.


De acordo com a Febraban, em geral, os bandidos têm técnicas de convencimento, por meio de emails ou mensagens falsas, para induzir a vítima a informar as senhas de desbloqueio do aparelho celular. "Desconfie sempre, principalmente de links enviados. A orientação é a própria pessoa acionar a operadora para pedir o bloqueio", afirma Volpini.

Publicidade


*


COMO FUNCIONAM OS GOLPES

Publicidade


1) Roubo de senha


Como funciona:


- O golpista se passa por um vendedor ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão;


- O falso vendedor se aproveita de um momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada ou desvia a atenção do cliente para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra, o que permite ao golpista descobrir o código secreto.


​Como evitar:


- Sempre preste muita atenção na hora de fazer qualquer compra;


- Verifique se está digitando a senha no campo correto e confira o cartão na devolução.


2) Troca de cartões


Como funciona:


- O bandido fica de olho na digitação da senha e, após o consumidor usar a maquininha, devolve um cartão parecido de outra pessoa. O cliente só vai perceber a troca quando for usar o cartão novamente;


- Os golpistas também aproveitam o momento de distração para pedir que o cliente digite a senha no campo de valor.


​Como evitar


- Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha;


- Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele.


3) Compra repetida


Como funciona:


- Há ainda a fraude comum da compra repetida. Nela, bandidos se aproveitam da distração do cliente para passar a mesma compra duas vezes dizendo que a primeira tentativa deu problema;


​Como evitar:


- Baixe o aplicativo do cartão e ative para receber notificação a cada compra realizada;


- Antes de passar o cartão novamente, verifique se o valor da compra está correto;


- Sempre peça e confira o recibo. E, se algo der errado, peça para cancelar a operação.


DICAS PARA REDUZIR RISCOS


- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista;


- Ao efetuar pagamentos com cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;


- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;


- Tome cuidado com esbarrões. Se ocorrer, verifique se o cartão que está com você é realmente o seu. Se não for, ligue imediatamente para o banco e solicite o -cancelamento.


PRECAUÇÕES


- Cadastre-se no banco para receber avisos por SMS ou email a cada transação realizada com seu cartão, Assim, é possível identificar com rapidez uma transação fraudulenta;


- Nunca guarde a senha junto ao cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;


- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio;

- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a central de atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um Boletim de Ocorrência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade