Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mudanças em impostos

Governo do Paraná explica novas medidas econômicas para pessoas físicas e jurídicas

Redação Bonde com AEN
03 mar 2021 às 08:32
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo Estadual do Paraná lançou um pacote me medidas econômicas para atender pessoas físicas e jurídicas. Segundo o Executivo, essas ações visam ajudar empresas e cidadãos no enfrentamento da crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus. Duas ações estão em vigor e as próximas devem ser oficializadas ainda nesta semana.


Na terça-feira (02), foi publicado o Decreto 6.999/2021, que suspende até o dia 31 de março o ajuizamento de execuções fiscais e a apresentação de protesto de certidões de dívida ativa do Estado. A Secretaria da Fazenda adiou em um mês os prazos de pagamento das parcelas vencidas do IPVA 2021 (terceira, quarta e quinta).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Governo, nos próximos dias, será publicado o adiamento do pagamento do ICMS devido por pequenas empresas optantes do Simples Nacional e o parcelamento do ICMS devido por Substituição Tributária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evolução do estado

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
Aquecimento global

Mudanças climáticas podem reduzir renda global em 19% até 2049

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
CNPJ no vermelho

Paraná tem o maior número de empresas inadimplentes na região Sul


Suspensão:

Publicidade


Dívidas Ativas são as pendências consolidadas com o Estado advindas do não pagamento de tributos e multas estaduais, e sua cobrança judicial é regulada pela Lei 6.830, de 22 de setembro de 1980, conhecida como Lei de Execução Fiscal.


Ao constatar a inadimplência do contribuinte, o Executivo aciona o Poder Judiciário para requerer de contribuintes os créditos que lhe são devidos. Caso o débito não seja pago, o inadimplente pode até ter seu patrimônio penhorado. Já o protesto é um ato formal extrajudicial para auxiliar na recuperação de créditos da Dívida Ativa.

Publicidade


IPVA:


A Secretaria da Fazenda autorizou em 2021 o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até cinco parcelas mensais, a partir de janeiro.

Publicidade


Agora, com a nova paralisação econômica, as três parcelas restantes terão seus prazos adiados em um mês. Assim, a 3ª parcela, que deveria ser paga em março, terá seu prazo postergado para abril, e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, em junho.


A Secretaria de Fazenda informou que irá divulgar em breve as novas datas de pagamento.

Publicidade


ICMS –


A Receita Estadual também encaminhará decretos ao governador Ratinho Junior (PSD), alterando prazos de pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Um deles prorrogará por um mês o prazo para pagamento da parcela estadual do ICMS devido por estabelecimentos optantes do Simples Nacional. A medida pode contemplar cerca de 226 mil empresas ativas.


Também será prorrogado o prazo de pagamento da antecipação do imposto devido no momento da entrada no território paranaense de bens ou mercadorias oriundos de outro estado e destinados à comercialização ou à industrialização.

Por fim, será proporcionado aos contribuintes o parcelamento do ICMS devido a título de substituição tributária (GIA-ST) em até seis parcelas mensais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade