Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Impacto na economia

Governos de SP e Bahia buscam alternativa ao fechamento da Ford

Fernanda Brigatti/Folhapress
12 jan 2021 às 08:50
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo de São Paulo criou uma força-tarefa para tratar dos impactos do fechamento da fábrica da Ford em Taubaté, município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Serão duas frentes: uma para atender os metalúrgicos, outra para buscar investidores interessados na fábrica.


A secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patricia Ellen, disse à reportagem que se reunirá na terça (12) com o prefeito de Taubaté, João Saud (MDB), para definir um plano de mitigação dos efeitos do fechamento da fábrica para a cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na Bahia, onde o fechamento da fábrica de Camaçari deve ser imediato, o governador Rui Costa (PT) anunciou a criação de um grupo de trabalho para atrair uma nova montadora para o estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


Em São Paulo, a força-tarefa, segundo Patricia Ellen, incluirá ainda a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o Investe SP (agência de fomento do governo do estado), centrais sindicais e associações representativas.

Publicidade


"O prefeito [de Taubaté] virá pessoalmente para criarmos um plano de mitigação do impacto para os trabalho", diz Ellen. "Essa força-tarefa deverá ter ações tipicamente de recolocação de trabalhadores, como cursos de qualificação."


A fábrica da Ford em Taubaté tem cerca de 830 funcionários que produzem motores e transmissões. A unidade ainda não será imediatamente desativada. Segundo o comunicado da montadora, isso ocorrerá ao longo deste ano.

Publicidade


Patricia Ellen diz que, junto da Investe SP, a gestão estadual quer articular uma "destinação que permita o impulsionamento econômico da região."


A notícia de que a Ford fecharia todas as fábricas no Brasil chegou ao governo de São Paulo por meio de uma conferência telefônica com o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters.

Publicidade


"Nós lamentamos, obviamente, mas [a decisão] vem de uma série de notícias da reestruturação global que a Ford está fazendo", afirma.


Ellen destacou que a montadora ainda manterá cerca de 1.400 funcionários no Brasil, metade dos quais em São Paulo. Em Tatuí, a empresa manterá o campo de provas. A unidade administrativa, que funcionava em São Bernardo do Campo, foi transferida para a capital depois do fechamento da fábrica do ABC paulista.


Mais cedo, o governador João Doria (PSDB) disse, por meio do Twitter, lamentar a decisão da Ford.

Em nota, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse já ter iniciado articulações para atrair investimentos para a fábrica.
"Não vamos ficar parados. Já entrei em contato com embaixadas de outros países, especialmente asiáticos, para efetivar o convite para que indústrias automotivas venham visitar nosso parque e conhecer nossa infraestrutura", afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade