Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas de planejamento

Lista de promessas: como deseja começar 2020 financeiramente?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 dez 2019 às 15:54
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quase todo mundo aproveita o fim de ano para elaborar listas de promessas para o ano que se iniciará. É a lista da dieta, dos exercícios físicos, dos novos hábitos, de compras, de metas, enfim, listas de todos os tipos. Mas uma delas não pode faltar: a da organização financeira. Iniciar o ano com uma gestão mais eficiente das finanças pessoais para sair do vermelho ou então para melhorar seus investimentos e aumentar seu patrimônio no ano que está por vir.

Fazer a lista é o primeiro passo, mas os seguintes também precisam ser dados. O planejamento financeiro é o seguinte e fundamental para colocar as contas em dia. "Não é um bicho de sete cabeças. É colocar tudo no papel: quanto se ganha e quanto se gasta, detalhando cada item e especificando o que é necessidade, o que é dispensável e o que é supérfluo. Desta forma, será mais fácil eleger o que será cortado, principalmente se a pessoa tem os gastos maiores do que a renda”, explica o planejador financeiro da youp! Financial Group e certificado pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), João Botosso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele ressalta que o diálogo em casa, mostrando à família a situação financeira, como será a nova rotina e o motivo das mudanças, é fundamental para o sucesso da empreitada. "É fazer as lições de casa da educação financeira em família. Isso é muito importante para uma vida financeira saudável”, acrescenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Carteira assinada

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro

Imagem de destaque
Mais de 3 mil em 2024

Londrina regista saldo positivo de 1.535 vagas de emprego em fevereiro, segundo Caged


No caso de quem está endividado, é preciso listar todas as dívidas. Depois, buscar uma renda extra, renegociar com credores e não fazer novas contas. "Quanto mais tempo demorar para tentar equalizar essas dívidas, piro a situação vai ficando”, aponta Botosso.


Para quem está bem na fita e quer aumentar sua carteira de investimentos e ampliar o patrimônio em 2020, a dica do assessor de investimentos da youp!, Eduardo Guergoleti, é primeiro definir suas metas e prioridades, antes de escolher qual caminho seguir. "É preciso determinar qual seu objetivo: você vai guardar dinheiro para trocar o carro, para viajar, adquirir algum outro bem, apenas atingir uma meta de dinheiro guardado? Esse é o primeiro passo. Depois, você precisa saber seu perfil de investidor, se é arrojado, conservador, moderado, e saber os riscos de cada aplicação financeira”, apontou Guergoleti.

Ele lembra que a poupança deixou de ser um bom negócio faz tempo e, por isso, é preciso buscar outras alternativas mais atraentes. "Tesouro Selic, CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa, CDB, LCI, LCA, fundo de investimento, fundo multimercado, fundo de ações, fundo imobiliário, investimentos no exterior, enfim, há uma série de opções”, enumera. Agora, é você dar o primeiro passo. Já fez sua lista?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade