Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mercado de trabalho

Londrina deve fechar 2020 com saldo positivo de empregos

Simoni Saris - Grupo Folha
23 dez 2020 às 14:32
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da pandemia e da crise econômica que se instalou no rastro do novo coranavírus, Londrina chega ao fim do ano com um quadro não tão sombrio para o mercado de trabalho quanto o que se desenhava no segundo trimestre.


O balanço de 2020 só deve ser fechado em janeiro e, embora os dados parciais apontem um número maior de demissões do que de contratações no acumulado do ano, a expectativa é fechar o ciclo com saldo positivo de empregos formais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De janeiro a novembro, o município registrou 57.612 admissões contra 58.027 desligamentos, com deficit de 415 vagas, mas os números de novembro indicam uma recuperação. No mês passado, Londrina teve uma variação positiva de 1,36% no número de empregos, com saldo de 1.987 vagas. Foram 6.624 admissões e 4.637 desligamentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agronegócio

Cooperativa avalia que produtividade da soja deve cair em 35%

Imagem de destaque
Assistência social em alerta

Famílias de Cambé denunciam golpe de recadastramento do Cadúnico

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
Caminho para evitar falência

Crescem pedidos de recuperação judicial no agronegócio brasileiro


Londrina iniciou 2020 em um cenário de recuperação. Após registrar saldos negativos no número de postos de trabalho em 2015 (-2.855), 2016 (-3.806), 2017 (-1.970) e em 2018 (-705), o ano passado foi de retomada e 2019 terminou com saldo positivo de 203 vagas.

Publicidade


Em janeiro e fevereiro deste ano, o município gerou cerca de 1,3 mil novas vagas com carteira assinada e as expectativas eram boas até dezembro. Com a pandemia, no entanto, que impôs medidas de isolamento e distanciamento social e restringiu as atividades de vários setores econômicos, vieram as demissões. "De março a junho, houve uma perda grande de vagas”, lembrou o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri.


Diante da perspectiva de crise, as projeções dos economistas não eram nada animadoras no meio do ano, mas com o retorno das atividades no comércio e na indústria, o período de recuperação veio mais rápido do que o esperado e, a partir de julho, Londrina registrou saldo positivo mês a mês.

Publicidade


O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Economia, mostra o município com um número maior de admissões do que de desligamentos, com 1.987 vagas geradas no ano – uma variação de 1,36%. "Pelo movimento de vagas disponibilizadas em dezembro, é possível afirmar que fecharemos 2020 com saldo positivo nas vagas de emprego”, avaliou Carreri. "Isso é uma vitória extraordinária. A cidade, mesmo com a pandemia, contratou mais de 50 mil trabalhadores.”


O cenário mais favorável foi observado na construção civil, com 926 vagas criadas. O destaque negativo foi o setor de serviços, que em 11 meses registrou 1.189 postos de trabalho a menos. "A construção civil começa a contratar e isso é muito importante porque mexe com um setor importante da economia, tem muita coisa agregada na construção. É um ótimo sinal”, disse o secretário. "A expectativa para o ano que vem é muito melhor.”

Publicidade


Segundo Carreri, na pandemia foram sete mil postos de trabalho perdidos no município, mas a oferta de emprego começa a crescer. Nesta quarta-feira, o Sine contabilizava 340 vagas abertas em 47 empresas. Entre as ofertas, a maioria era para operador de máquinas, auxiliar de produção e atendente de telemarketing.


"Londrina está atrás de cidades menores, mas mais industrializadas. Isso mostra a importância da industrialização para fortalecer o PIB (Produto Interno Bruto) e desenvolver a cidade. Ponta Grossa, nesse sentido, é um bom exemplo”, disse o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes.

LEIA MAIS: Para economista,


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade