Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Próximos 5 meses

Prefeitura e Sebrae iniciam estudos para planejar retomada econômica de Londrina

Redação Bonde com N.Com
06 out 2020 às 19:11
- ARquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lançado nessa terça (6), o Plano de Retomada Econômica de Londrina terá papel essencial no direcionamento das políticas de auxílio aos setores afetados pela pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Londrina, através de diversos órgãos e secretarias, com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e outras entidades da sociedade civil organizada.


Segundo o diretor-presidente do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, o Plano pretende imprimir maior velocidade à recuperação da economia londrinense. "Durante um período de cinco meses de ação intensiva, as instituições participantes da iniciativa formarão uma força-tarefa que irá diagnosticar a situação dos setores econômicos afetados pela pandemia e apontar soluções. Esse trabalho vai ser fundamental para que possamos ajudar os pequenos, médios e grandes empresários do município, reaquecendo a atividade econômica e aumentando a geração de empregos. Com a contratação do Sebrae para participar desta iniciativa, temos um parceiro que conhece bem a realidade empresarial, com expertise nessa área”, explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Plano é uma ação pensada para o momento específico que o município vive, marcado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. "Houve um sofrimento muito grande nos meses iniciais da pandemia, mas Londrina é uma cidade muito forte e a retomada já se iniciou. O objetivo do Plano é auxiliar os setores que mais sofreram com a crise, para que esses empresários possam passar por este momento delicado e reconstruir o que tinham antes da pandemia”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aquecimento global

Mudanças climáticas podem reduzir renda global em 19% até 2049

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
CNPJ no vermelho

Paraná tem o maior número de empresas inadimplentes na região Sul

Imagem de destaque
Fique atento

Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira


Força-tarefa

Publicidade


O Plano de Retomada Econômica será conduzido por uma força-tarefa que irá, antes de tudo, fazer o diagnóstico da situação atual da economia londrinense.


O levantamento será baseado em uma pesquisa com 1100 empreendedores locais, assim como em dados coletados pelo Município e dados secundários. Essas informações serão essenciais para a estruturação do plano de ação, assim como para sua execução e monitoramento.


O gerente da regional norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, ressaltou que o Plano permitirá integrar ações realizadas anteriormente com novas políticas. "Várias iniciativas importantes já vêm sendo feitas em Londrina em parceria com a Prefeitura, a Câmara Municipal e a sociedade civil organizada. O plano é uma oportunidade para repensar o que já foi feito e planejar outras ações, buscando alavancar os setores afetados pela pandemia. Queremos fazer o levantamento de forma bem rápida, identificando oportunidades de negócios e as principais dores pelas quais as empresas estão passando, para que possamos estruturar o Plano com ações concretas e auxiliar as empresas de Londrina”, disse.

De acordo com o presidente da Acil, Fernando Moraes, o Plano vem se somar às ações de recuperação realizadas desde o início da pandemia. "Junto com o Sebrae e o poder público, nós conseguimos um aporte para a realização de empréstimos subsidiados para os empresários. Depois, criamos uma grande plataforma de marketplace e delivery para fomentar o comércio local nos meios digitais. E agora, esse Plano vem para consolidar a retomada e colocar a economia londrinense nos trilhos novamente. Através desta iniciativa, vamos poder conhecer melhor as necessidades dos empresários, como a digitalização de serviços e a compreensão dos novos hábitos dos consumidores”, ressaltou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade