Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os indíces

Soma de salários pagos pela indústria cai 5,6% em 2020, diz CNI

Diego Garcia/Folhapress
04 fev 2021 às 11:53
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A soma de salários paga pela indústria encolheu 5,6% em 2020 na comparação com o ano anterior, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados nesta quinta-feira (4). A variação considera o valor já descontada a inflação.
O rendimento médio real do trabalhador do setor, por sua vez, caiu 3,7% no período.


Considerando apenas o mês de dezembro, a redução dos indicadores fica na faixa dos 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, as quedas observadas em dezembro refletem a antecipação do pagamento do 13º em 2020, realizado nos meses mais críticos da pandemia.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março

Imagem de destaque
Finanças

Governo Lula bloqueia R$ 2,9 bi do Orçamento e mantém déficit dentro da meta fiscal


Também contribuiu para o valor menor em dezembro o fato de menos trabalhadores terem tirado férias -quando a empresa paga um terço adicional do salário-, afirma Azevedo.

Publicidade


Outros indicadores, como a quantidade de horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada, apresentaram desempenho melhor em dezembro, sinalizando uma recuperação do setor.


"Esses índices mostram tendência de alta desde o período mais crítico da pandemia", afirmou a CNI em relatório.
As vendas reais encerraram 2020 com alta de 0,8% na comparação com 2019. O faturamento real, por sua vez, aumentou 0,8%.

Publicidade


As horas trabalhadas na produção aumentaram pelo oitavo mês consecutivo, com expansão de 2,5% em dezembro. Desde maio, quando o setor sofreu o maior baque da pandemia, o indicador acumula alta de 38%.


Apesar do resultado positivo, na comparação com o acumulado de 2019 a variação é negativa, de -4,1%.
Já o emprego cresceu 0,2% no último mês do ano, quinto mês consecutivo com números positivos. A alta, contudo, não foi suficiente para reverter o acumulado negativo do ano, que encerrou 2020 com queda de 2,1%.


Por fim, a utilização da capacidade industrial chegou a 80,6% em dezembro, alta de 0,7 ponto percentual frente a novembro. Por outro lado, a utilização da capacidade instalada média foi de 76,4%, abaixo do patamar de 77,8% registrado em 2019.

Na última terça (2), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já havia divulgado que a produção industrial brasileira encolheu 4,5% em 2020. O desempenho é o pior desde 2016, quando houve recuo de 6,4%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade