Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

STJ libera a revisão da 'aposentadoria da vida toda'

05 fev 2020 às 16:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem se aposentou a partir de 1999 pode solicitar um novo cálculo do valor com todos os salários-de-contribuição, inclusive os anteriores a julho de 1994, hoje excluídos da base de cálculo. No dia 11 de dezembro de 2019 o STJ (Superior Tribunal de Justiça), concedeu a revisão da vida toda, através do julgamento do tema repetitivo nº 999, por entender que deve ser aplicada a regra mais vantajosa ao segurado. A medida permite incluir contribuições feitas antes de julho de 1994 nas aposentadorias do INSS.

A advogada de Londrina especialista em direito previdenciário, Renata Brandão Canella, dá mais detalhes sobre o assunto: "Também conhecida por revisão da "vida inteira” ou "Revisão do Afastamento da Regra de Transição”, esta revisão tem por base a utilização de todo o período contributivo do segurado, mesmo que anteriores à julho de 1994. Este pedido tem por base o afastamento da regra de transição contida na Lei 9.876/99, vez que prejudicial a alguns segurados, para que estes possam se utilizar da regra definitiva e mais vantajosa".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os aposentados beneficiados pela revisão são aqueles que tinham maiores contribuições anteriormente a julho de 1994, e estas foram desprezadas quando da aplicação da regra de transição maléfica. Rompendo a barreira inicial do "Período Básico de Cálculo” (PBC), estipulado em julho de 1994, todas as contribuições do segurado entrariam no cálculo da aposentadoria, estabelecendo-se a média de todas as contribuições (salário-de-beneficio), majorando o valor da renda mensal inicial (RMI).

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


Também serão beneficiados os aposentados por idade ou tempo de contribuição que possuíam poucas contribuições após julho de 1994 e tiveram o mínimo divisor aplicado. Isso fez com que muitos beneficiários que tinham altos salários-de-contribuição na década de 1980 e início da década de 1990 se aposentassem com o salário-mínimo ou próximo dele.

Publicidade


Renata aponta outros fatores igualmente importantes para saber qual aposentado se enquadra nesta revisão:


1) O aposentado precisa ter dado entrada no benefício, ou seja, na aposentadoria depois de 1999;
2) A aposentadoria deve ter sido concedida com base na Lei 9.876/99;
3) Se no cálculo da aposentadoria tenha sido aplicado o "mínimo divisor”. Isso ocorre ou ocorreu para os aposentados que possuíam poucas contribuições após julho de 1994 (genericamente);
4) Se o aposentado possuía maiores salários anteriormente à 1994. Ou seja, se os salários-de-contribuição anteriores a julho
de 1994 forem mais altos que os demais.


Essas dicas não são uma regra geral, cada caso deve ser analisado individualmente, através de cálculos previdenciários. Só através de cálculos é possível ter a certeza de que a revisão é benéfica para o segurado.

Importante mencionar, que muitos segurados podem ter direito a esta revisão, e outros, mesmo que tenham se aposentado na mesma época, podem ficar de fora: trata-se de uma revisão personalíssima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade