Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em média 11,27%

Tarifa de gás natural é reduzida no Paraná; confira

AEN-PR
02 set 2020 às 19:42
- Compagas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) anuncia a redução na tarifa do gás natural canalizado no Paraná. Na média, os valores das tarifas foram reduzidos em 11,27%. O setor industrial, que responde por mais de 85% do volume distribuído pela Companhia, conta com uma redução média na tarifa de 11,41%; e o Gás Natural Veicular (GNV) terá uma queda de 13,29%.

"A redução das tarifas do gás natural é fruto de um trabalho que vemos como medida fundamental para fomentar a retomada das atividades econômicas no Paraná, em especial das indústrias paranaenses e dos consumidores finais, como é o caso dos frotistas e motoristas de táxis e aplicativos que utilizam o gás natural no seu dia a dia”, afirma Rafael Lamastra Jr., diretor-presidente da Compagas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A redução na tarifa atinge também os clientes do mercado urbano. Para o comércio, a redução média é de 8,32%, e para o residencial, o desconto pode chegar a 7,15%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mercado de café solúvel

Multinacional francesa compra 100% dos ativos da Companhia Cacique

Imagem de destaque
Programe-se

Bancos não terão expediente presencial na Sexta-Feira da Paixão

Imagem de destaque
Veja os números

Aposta única leva prêmio de R$ 118,2 milhões da Mega-Sena


As novas tarifas foram definidas pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) após avaliação e adequação dos percentuais constantes do pedido de reajuste apresentado pela Compagas em 10 de julho de 2020.

Publicidade


PROPOSTA - A proposta apresentada pela Companhia levou em consideração a variação do custo de aquisição do gás junto ao supridor ocorrida entre novembro de 2019 e julho de 2020, bem como contemplou metodologia de projeção da variação para o período de agosto de 2020 a janeiro de 2021, de acordo com os indexadores de precificação internacional do petróleo, tipo Brent, à taxa de câmbio do Real frente ao Dólar. A inclusão deste fator de projeção teve o objetivo de evitar a necessidade de eventual novo reajuste ainda em 2020.


As tarifas reajustadas foram divulgadas pela Agepar através da Resolução nº 018, publicada em Diário Oficial do Estado do Paraná no dia 19 de agosto de 2020, para aplicação no período de 1º de agosto de 2020 a 31 de janeiro de 2021.

Publicidade


Adicionalmente ao reajuste aplicado, as tarifas contam com uma redução média de 2,2%, em decorrência da aplicação da decisão judicial obtida pela Compagas que desobriga o recolhimento de PIS e Cofins sobre o ICMS que incide na tarifa de gás natural. A medida é permanente e beneficia todos os segmentos consumidores da Companhia.


A Compagas é uma empresa de economia mista e concessionária do serviço público de distribuição de gás natural canalizado, que atua no mercado regulado. Todas as suas ações e serviços são pautados na regularidade, continuidade, eficiência, segurança e transparência.

CLIENTES - Atualmente, a Companhia atende cerca de 48 mil clientes, sendo mais de 47 mil consumidores no segmento residencial, 580 estabelecimentos comerciais, 37 postos que comercializam o Gás Natural Veicular (GNV) e mais de 180 indústrias que utilizam o gás natural canalizado. Conta com uma rede de distribuição com cerca de 840 km de extensão e atua nos municípios de Curitiba, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade