Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Adeus ao impresso

Veja como emitir a carteira de trabalho digital

N.com
17 fev 2020 às 18:24
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A carteira de trabalho está se adequando às tendências do mundo conectado: o documento passará a ser digital. O trabalhador que quiser emitir a carteira de trabalho digital tem duas opções, pode baixar o aplicativo CTPS Digital direto no celular ou então fazer o seu cadastro no acesso.gov.br e gerar o documento pela plataforma. O número da carteira de trabalho digital será o número do CPF do trabalhador e ela trará todo o histórico da vida profissional.

O Ministério da Economia é o responsável pela migração de dados e o documento digital conterá os registros existentes na carteira física. A CTPS Digital é válida em todo território nacional e substituirá o documento impresso, que deixará de ser confeccionado. Dessa forma, as empresas não precisarão mais da carteira física para fazer a contratação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A SMTER (Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda) de Londrina emitirá a carteira física até o final de fevereiro, conforme os horários agendados. A partir de março o documento será exclusivamente digital. Cidades da região, e até Curitiba, já não estão emitindo a carteira. A medida atende à recomendação do Ministério da Economia. O processo da carteira digital é simples e quem já tiver cadastro no portal Emprega Brasil ou no Meu INSS utilizará a mesma senha. Quem ainda não utiliza os serviços digitais poderá fazer seu cadastro no site acesso.gov.br. Na emissão da CTPS Digital, o trabalhador terá de responder um breve questionário. São perguntas simples relacionadas à vida funcional e que apenas o trabalhador saberá responder, o que garante a segurança do processo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento

Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira

Imagem de destaque
"Novos parceiros por toda a vida"

Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segue para sanção

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos


O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Elzo Carreri, listou os benefícios da CTPS Digital. "O trabalhador que precisar emitir sua carteira não precisará mais agendar um atendimento presencial e isso abrevia muito o processo. Com o cadastro no portal ou no aplicativo, imediatamente ele terá o documento à disposição. As empresas já estão habilitadas a fazer a contratação pela CTPS Digital e o trabalhador poderá compartilhar sua carteira de trabalho com o empregador diretamente pelo aplicativo. Com um acesso à internet ele tem toda a sua vida funcional em mãos. Além disso, trabalhadores de cidades que não tem um serviço de emissão de carteira presencial não precisarão mais se deslocar para emitir o documento”, explicou.

Publicidade


Carreri ponderou que toda mudança exige um tempo de adaptação e que quem for utilizar a nova ferramenta e sentir dificuldades terá todo o respaldo da Secretaria. "Acreditamos que essa é uma mudança para melhor, mas sabemos que o impacto imediato pode causar estranhamento. A vida toda o trabalhador precisou de um documento físico e agora não será mais necessário. Entendendo os efeitos dessa ruptura e os possíveis desdobramentos, adiamos o encerramento da confecção da carteira para o fim de fevereiro e durante esse período já fomos informando ao trabalhador sobre a CTPS Digital”, contou.


O secretário disse ainda que será feita uma campanha de conscientização com as empresas. "Buscaremos o apoio das entidades de classe e sindicatos e também utilizaremos nossas redes sociais para levar a informação de forma abrangente a todos os envolvidos. Quanto ao procedimento virtual da emissão da CTPS, nós temos terminais de autoatendimento na Secretaria para o trabalhador gerar o documento digital e vamos destacar um funcionário para auxiliar nesse processo nos primeiros meses”, garantiu.


NÚMEROS

Carreri lembrou que em pouco mais de dois anos, foram 17.897 trabalhadores atendidos. Segundo ele, até o final do serviço serão mais de 18 mil pessoas para as quais a Secretaria não só emitiu a CTPS, como fez a intermediação de mão de obra e aproximou trabalhadores de oportunidades de trabalho. "Quando assumimos, a Secretaria do Trabalho de Londrina não fazia a carteira. Nós atendemos ao pedido do Ministério e à determinação do prefeito Marcelo Belinati, passando a emitir o documento em novembro de 2017. Desde então, atendemos com excelência e nos consolidamos como o principal polo de emissão de CTPS da cidade e da região. Acabamos com o problema do londrinense que tinha de ir até cidades de São Paulo para fazer sua carteira, atendemos a uma demanda enorme que havia e zeramos a fila de espera represada na cidade”, pontuou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade