Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Organização

Veja como se planejar para o pagamento dos tributos segundo economistas

Simoni Saris - Grupo Folha
06 jan 2021 às 08:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos próximos dias, os contribuintes começam a receber a cobrança dos impostos de janeiro. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Paraná tem vencimento a partir do dia 18 e o envio dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Londrina terá início na segunda quinzena do mês. O governo do Estado manteve o desconto de 3% para pagamento do IPVA à vista, mas em razão da pandemia, em 2021 a possibilidade de parcelamento do tributo foi estendida de três para cinco parcelas. Já o IPTU, apesar do reajuste de 4,22%, poderá ser pago em cota única, com descontos de até 13%, ou em 11 vezes. Antes de decidir pela melhor forma de pagamento, economistas orientam comparar os descontos oferecidos com os rendimentos das aplicações financeiras.


O pagamento a prazo, segundo economistas ouvidos pela reportagem, só deve ser uma opção se o contribuinte não dispuser da quantia necessária para quitar todo o imposto em uma única parcela. Caso contrário, mesmo o IPVA, que oferece um desconto de apenas 3% para quem paga à vista, vale a pena ser quitado integralmente em janeiro. "É sempre muito mais interessante para quem tem dinheiro aplicado usar esse valor para pagar os impostos à vista do que tentar ganhar dinheiro com essa aplicação”, avaliou o economista Marcos Rambalducci.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Economista e professor da Faculdade Pitágoras, Elcio Cordeiro destacou que o ideal é fazer uma reserva ao longo do ano já prevendo o pagamento desses impostos. O valor dos tributos não tem uma grande variação de um ano para outro e é possível fazer um planejamento, separando uma pequena parte dos rendimentos todos os meses e investir esse dinheiro em um fundo, como o Tesouro Selic, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avanços da IA

Bancos começam a trocar biometria por análise de comportamento no combate a fraudes

Imagem de destaque
Evolução do estado

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
Aquecimento global

Mudanças climáticas podem reduzir renda global em 19% até 2049

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Entenda melhor as orientações dos economistas londrinenses lendo a matéria completa na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade