Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Assistência social em alerta

Famílias de Cambé denunciam golpe de recadastramento do Cadúnico

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
26 mar 2024 às 17:43
- Roberta Aline/MDS/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos dez famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), e que são beneficiárias do programa Bolsa Família, procuraram a secretaria municipal de Assistência Social de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) para denunciar um golpe. Algumas perderam dinheiro. Criminosos têm enviado mensagens via WhatsApp e SMS para estas pessoas, que são de baixa renda, alertando sobre a necessidade de fazer um novo cadastro, sob risco de ficar sem os valores.


Os dados são preenchidos por meio de um link, o que na verdade é um mecanismo para os golpistas terem acesso às informações das vítimas e, posteriormente, sacarem o dinheiro do benefício. “As famílias nos procuraram dizendo que foram na Caixa Econômica Federal e que ficaram sabendo que o benefício tinha sido sacado por PIX”, relatou a secretária de Assistência Social, Lucilene Diorio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A titular da pasta frisou que o recadastramento é feito somente no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e não pela internet. “Foi a primeira vez que identificamos este tipo de golpe. O cadastro ou atualização é realizado pessoalmente no Cras, com os técnicos, ou nos mutirões que temos feito. Quando precisamos, ligamos, mas recadastramento é só com a pessoa e o servidor frente a frente”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Mudanças climáticas do passado impactaram na genética de ave na Amazônia

Imagem de destaque
Prisão temporária

Homem suspeito de ameaçar atear fogo e roubar envolvido em acidente é detido em Maringá

Imagem de destaque
Universos distintos

Marcelo Tas lembra infância caipira para falar sobre carreira e tecnologia

Imagem de destaque
Fraude

INSS corta aposentadoria de Fernanda Montenegro por falta de prova de vida


As famílias que caíram na ação criminosa foram orientadas a registrar BO (Boletim de Ocorrência). “Estamos fazendo o recadastramento dessas pessoas que receberam a mensagem para que não percam mais o valor do benefício e esteja tudo correto junto à Caixa”, pontuou. “Infelizmente, quem colocou os dados no link não vai conseguir reaver este dinheiro, já que a Caixa entende que a pessoa recebeu e sacou”, ponderou.


‘SEM CORAÇÃO’


Diorio afirmou que a secretaria faz apenas a intermediação entre o beneficiário e o banco estatal e que tem conhecimento sobre como os golpistas conseguiram os contatos das vítimas. “São idosos, pessoas vulneráveis, pais e mães que precisam do dinheiro para pagar aluguel, sobreviver e dar o sustento para a família. Quem faz esse tipo de golpe não tem coração”, definiu. As mensagens suspeitas também podem ser denunciadas no Disque Social 121.


Imagem
Assistência Social alerta para golpe envolvendo recadastramento do CadÚnico
Dez famílias de Cambé procuraram o município relatando mensagens suspeitas; atualização é feita apenas presencialmente
Imagem
Homem morre em acidente entre dois caminhões na BR-369 em Londrina, em frente à Cacique
Um homem morreu em um acidente entre um caminhão e uma carreta na BR-369 em Londrina
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade