Abril termina com metade das chuvas esperadas; feriado será de sol e céu azul em Londrina

por Redação Bonde
   

O feriado do Dia do Trabalho em Londrina será de clima estável, com céu azul e temperaturas amenas.

Fabio Alcover/Arquivo Folha

Nesta quinta-feira (30), a temperatura mínima registrada na estação do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) foi de 15,3ºC, a passo que a máxima prevista será bastante próxima à de quarta (29), quando os termômetros chegaram a 29ºC.

Na sexta-feira (1º) a nebulosidade deverá aumentar um pouco, assim como as temperaturas. Contudo, no final de semana, o tempo ficará aberto novamente e as temperaturas máximas não ultrapassarão os 28ºC, segundo o Iapar.

Como explica a agrometeorologista Heverly Morais, não há previsão de chuva para os próximos dias.

A umidade relativa do ar nesta quarta (29) atingiu a mínima de 35,8% no período da tarde - valor bastante abaixo do mínimo ideal, que é de 60%.

Com isso, como alerta Morais, o mês de abril se encerra com um déficit hídrico (que representa a quantidade de chuva mínima necessária para a agricultura operar em boas condições) de 50mm, com rios baixos e em situação de emergência.

Apenas neste mês de abril, choveu 46,8 mm, quando a média história esperada é de 108 mm. As chuvas deste mês, ainda, ficaram concentradas nos dias 6 e 14, que somaram quase toda a precipitação do mês. No primeiro quadrimestre do ano, que se encerra nesta quinta (30), choveu 329 mm a menos do que o esperado, que é de 656 mm, representando um déficit de 50%.

No tocante às temperaturas, o Iapar registrou maior amplitude térmica no mês de abril: as tardes tiveram temperatura média de um grau a mais, a passo que as manhãs tiveram dois graus a menos.

Como noticiado pelo Bonde, tanto Londrina como todo o estado do Paraná atravessam um período de estiagem prolongado.

Conteúdo relacionado: