Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paraná Serviços

App que facilita contratação de autônomos é lançado em Londrina

Redação Bonde com N.Com
11 out 2019 às 08:23
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Smter (Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda) de Londrina e o Governo do Estado do Paraná lançaram o aplicativo para celular Paraná Serviços na manhã de quinta-feira (10). A solenidade aconteceu na sede do Sine e contou com a presença de diversas autoridades.

O aplicativo funciona como um intermediador entre o prestador de serviços autônomo e as pessoas que precisam contratar algum trabalho. O objetivo é melhorar e facilitar a intermediação, que vinha sendo realizada diretamente pelas Agências do Trabalhador, visto que, agora, a contratação do profissional pode ser feita diretamente entre as partes, ou seja, ente o trabalhador autônomo e o cliente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, além da contratação direta entre as partes, outros benefícios se destacam com a plataforma. Isso porque há celeridade para buscar um profissional apto ao trabalho; maior mobilidade, visto que a busca pode ser feita de qualquer local, pois basta ter um celular em mãos; e economia de tempo e de dinheiro, pois não é mais necessário se deslocar até alguma agência de contratação para buscar os profissionais melhores qualificados e com o competitividade de mercado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil


"A ideia é facilitar o contato entre o prestador de serviço autônomo e o contratante. O aplicativo é muito simples de ser utilizado. A pessoa só precisar baixá-lo no celular, preencher o cadastro e colocar suas atividades profissionais e pode inclusive inserir um portfólio com sua experiência. Quem precisar do serviço, como eletricista, encanador ou diarista, por exemplo, terá acesso ao aplicativo e vai combinar o dia o valor diretamente com o prestador, sem intermediários”, ressaltou o secretário da pasta.

Publicidade


O representante do Governo do Estado do Paraná e assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, André Telles, explicou também que a plataforma foi lançada em Curitiba, no mês de março deste ano. A partir de hoje, ele será apresentado oficialmente nos principais municípios do interior do Paraná, sendo que Londrina foi a primeira cidade interiorana a realizar o lançamento oficial. Até o momento, o aplicativo já teve mais de 25 mil downloads e 220 municípios paranaenses aderiram a ele.


Há mais de 100 categorias de profissionais cadastrados nas mais variadas funções. Entre elas estão: encanador, pintor, professor particular, veterinário, diarista, pedreiros, marceneiros, maridos de aluguel, garçons, manicure e cabeleireiro, entre outras. Quem contratar o serviço, poderá avaliar o atendimento ao conceder de uma a cinco estrelinhas. A avaliação é publicada no perfil do prestador, o que permite aos usuários conhecerem a opinião de quem já contratou aquele profissional.

Publicidade


Além disso, os profissionais melhor avaliados terão um espaço de destaque no aplicativo, para valorizar a contratação daqueles que ofertam serviços de qualidade mais próximo do contratante possível. Dessa forma, o empregador conseguirá localizar, em um raio de 20 até 50 quilômetros, até três trabalhadores. Assim, ele pode encaminhar simultaneamente aos três um pedido de orçamento, por meio do bate-papo disponível no aplicativo.


"O Paraná Serviços surgiu com a filosofia de tornar o Paraná, o Estado mais inovador do Brasil. Assim, visamos intermediar a contratação da mão de obra, por meio da tecnologia de celular, com segurança da informação. É como se fosse uma rede social voltada para a questão profissional”, afirmou Telles.

Publicidade


Para o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, a iniciativa demonstra os esforços da atual gestão em firmar parcerias que tragam crescimento e desenvolvimento para a cidade. "Não aceitamos outra palavra que não o desenvolvimento sustentável para a nossa cidade, porque o cidadão quer essa resposta de Londrina. Por isso, todos os setores devem se atualizar e um exemplo disso é o aplicativo do governo do Paraná que apresentamos hoje”, citou.


A plataforma de anúncio de trabalho foi criada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Ele está disponível para os sistemas Android e iOS, sendo uma alternativa para dinamizar as possibilidades de trabalho autônomo no Paraná, que até então ocorriam somente nas Agências do Trabalhador – cerca de 35% dos cadastros nesses locais eram de autônomos ou potenciais autônomos.

Estiveram presentes autoridades de Londrina, Ibiporã, Assaí e Rolândia, assim como os vereadores Eduardo Tominaga, Felipe Prochet, o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, a chefe do Escritório Regional de Londrina da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Deise Tokano, além de servidores e representantes da comunidade em geral.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade