Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Benefícios

Assistência Social esclarece quais os critérios para atendimento

N.com
31 mar 2020 às 17:16
- Vivian Honorato/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social trabalha diretamente com a parte mais frágil da sociedade, aquela mais atingida pelas crises causadas pela economia e também por epidemias. O trabalho nos últimos dias tem sido intenso e, em meio à situação de emergência ocasionada pela pandemia do coronavírus, os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) continuam abertos para atendimento à população que necessite de benefícios eventuais como cestas básicas ou benefícios monetários (em dinheiro).

Os benefícios são concedidos mediante avaliação dos assistentes sociais dos CRAS, e o atendimento presencial ocorre das 9 às 15 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As pessoas que necessitam de atendimento devem, primeiro, fazer contato telefônico. Os casos serão avaliados individualmente e serão marcados agendamentos, para evitar a aglomeração de pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas em fase única

UEL anuncia identidade visual do Vestibular 2025

Imagem de destaque
Segundo de 2024

Mutirão entrega cartões Comida Boa neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas

Imagem de destaque
Obras de melhoria

Regiões Norte e Leste de Londrina ficam sem água na segunda e na quinta-feira


Não há motivos para a procura de atendimento presencial nos CRAS ou Centrais de Cadastro Único. O bloqueio, a suspensão e o cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família por problemas na atualização do cadastro ou do descumprimento de condicionalidades foram adiados por 120 dias pelo Governo Federal, havendo tempo para organização junto ao CRAS. As dúvidas podem ser esclarecidas por telefone.

Publicidade


Caso não consiga fazer contato com o CRAS mais próximo, a população deve entrar em contato nos telefones de plantão até às 17 horas: 3378-0431, 3378-0425 e 3378-0426.


NÚMEROS REAIS

Publicidade


Uma família, para receber o benefício federal do Programa Bolsa Família, em linhas gerais, necessita prioritariamente contar com uma renda familiar de um salário mínimo, ser constituída por entre seis e sete membros, sendo obrigatória a presença de pelo menos duas crianças ou adolescentes. Por conta dos parâmeros exigidos, nem toda pessoa em estado de vulnerabilidade encaixa-se no Programa Bolsa Família.


Os números sociais de Londrina estão dispostos da seguinte maneira: são 4.042 famílias sem renda alguma; 42.410 famílias que ganham até um salário mínimo e 14.843 que estão na faixa de até dois salários mínimos de renda mensal, totalizando 71.295 famílias. É este público que a prefeitura busca proteger e emancipar, avaliando a composição e condição de cada família, com suas peculiaridades. Por exemplo: uma família que tem oito membros, entre crianças, idosos e adultos, e ganha até dois salários mínimos por mês de renda informal, pagando aluguel e outras despesas corriqueiras, também deve receber ajuda.

No último ano, não foram incluída novas famílias no Programa Bolsa Família, ou seja, centenas de famílias que estão abaixo da linha da miséria estão fora do alcance do benefício federal. A Secretaria de Assistência Social procura sempre rever os critérios para concessão dos benefícios, afinal o número de famílias que potencialmente poderiam necessitar de algum atendimento da política municipal de assistência é gigante, chegando a quase 300 mil pessoas do nosso Município.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade