Avenida Dez de Dezembro começa a ganhar iluminação LED

por N.com
   

A Prefeitura começou hoje (28) a modernizar a iluminação da Avenida Dez de Dezembro, uma das mais importantes vias e corredor relevante do tráfego da cidade. A Sercomtel Iluminação, responsável pelo projeto técnico e pela execução dos serviços, vai implantar 420 luminárias LED em toda a sua extensão, de norte a sul, do entroncamento da PR-445 até a Avenida Brasília, num trecho de 7,9 quilômetros. O prazo para execução dos serviços ainda está aberto e será definido oportunamente.

Arquivo/N.Com

A avenida, ou "Via Expressa”, é uma arterial que liga o sul (pela PR-445 e Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra) até os acessos à região norte (pela Avenida Brasília e Rodovia Carlos Strass), passando pelo centro da cidade e dando mão para outras ruas e avenidas que levam às regiões leste e oeste. Também faz conexão com a BR-369, que vai até Ibiporã.

CIDADE ILUMINADA

O parque de iluminação pública de Londrina tem 65.000 pontos, incluindo distritos rurais e praças. Deste total, a prefeitura e a Sercomtel Iluminação já substituíram 16.603 antigas luminárias por LED - última geração em tecnologia de iluminação pública. O trabalho da prefeitura faz parte da primeira fase do programa municipal "Londrina Cidade Iluminada”, que começou a ser executado em fevereiro do ano passado e prevê a troca de 24.844 luminárias por LED até o final deste ano, num investimento total de R$ 52,7 milhões.

Neste momento, além do trabalho na Dez de Dezembro, a Sercomtel Iluminação está modernizando 1.223 pontos na Região Norte da cidade. Destes, já foram feitos 585, incluindo ruas, o entorno de escolas e UBS, praças e locais com grande circulação de pessoas. Os trabalhos começaram em 11 de fevereiro.

Somente na região norte da cidade existem 20.000 pontos de iluminação pública - mais de 30% de todo o município. No ano passado a prefeitura, através da Sercomtel Iluminação, já havia modernizado 2.021 pontos naquela região.

O Executivo municipal e a SI também executam obras no entorno do Lago Igapó 2 (centro-sul), que está recebendo 305 modernas luminárias, e conclui a implantação nos distritos rurais, que terão 1.833 pontos modernizados. Falta encerrar apenas o distrito de Lerroville, que já entrou na fase final.

PRIORIDADES

A prefeitura é quem define o cronograma de implantação e as prioridades. Os princípios que norteiam a instalação de LED são os entornos de escolas e de UBS, ruas, avenidas e praças de grande circulação de pessoas e de veículos, e áreas consideradas de vulnerabilidade social ou em situação de risco e também os pontos que ainda possuem as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio.

Mas a proposta é modernizar todo o município: "Vamos colocar LED na cidade inteira”, salienta o prefeito Marcelo Belinati. "Nessa primeira etapa estamos colocando nas avenidas, praças, ao redor de escolas, de postos de saúde e hospitais. Também em alguns bairros, distritos rurais e conjuntos inteiros, e isso em todas as regiões da cidade”.

O prefeito salienta que, terminada essa fase, "passaremos a colocar na parte interna dos bairros e conjuntos”. Mas ele salienta: "Vai levar tempo pra cidade inteira estar com iluminação toda em LED porque são 65 mil postes para trocar, mas vamos chegar lá”.

BENEFÍCIOS

A tecnologia LED na iluminação pública tem uma série de vantagens: oferece mais luz com menos custo, iluminação mais adequada para as ruas e avenidas, mais conforto e bem estar, melhor definição das cores durante a noite, ajuda a inibir a criminalidade nas ruas e praças, melhora a visualização no tráfego e a sinalização de trânsito, e oferece prazer para as famílias e a boa ocupação das praças públicas durante a noite.

Conteúdo relacionado: