Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto Cidade Iluminada

Avenida Dez de Dezembro começa a ganhar iluminação LED

N.com
28 fev 2020 às 18:55
- Arquivo/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura começou hoje (28) a modernizar a iluminação da Avenida Dez de Dezembro, uma das mais importantes vias e corredor relevante do tráfego da cidade. A Sercomtel Iluminação, responsável pelo projeto técnico e pela execução dos serviços, vai implantar 420 luminárias LED em toda a sua extensão, de norte a sul, do entroncamento da PR-445 até a Avenida Brasília, num trecho de 7,9 quilômetros. O prazo para execução dos serviços ainda está aberto e será definido oportunamente.

A avenida, ou "Via Expressa”, é uma arterial que liga o sul (pela PR-445 e Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra) até os acessos à região norte (pela Avenida Brasília e Rodovia Carlos Strass), passando pelo centro da cidade e dando mão para outras ruas e avenidas que levam às regiões leste e oeste. Também faz conexão com a BR-369, que vai até Ibiporã.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


CIDADE ILUMINADA

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


O parque de iluminação pública de Londrina tem 65.000 pontos, incluindo distritos rurais e praças. Deste total, a prefeitura e a Sercomtel Iluminação já substituíram 16.603 antigas luminárias por LED – última geração em tecnologia de iluminação pública. O trabalho da prefeitura faz parte da primeira fase do programa municipal "Londrina Cidade Iluminada”, que começou a ser executado em fevereiro do ano passado e prevê a troca de 24.844 luminárias por LED até o final deste ano, num investimento total de R$ 52,7 milhões.

Publicidade


Neste momento, além do trabalho na Dez de Dezembro, a Sercomtel Iluminação está modernizando 1.223 pontos na Região Norte da cidade. Destes, já foram feitos 585, incluindo ruas, o entorno de escolas e UBS, praças e locais com grande circulação de pessoas. Os trabalhos começaram em 11 de fevereiro.


Somente na região norte da cidade existem 20.000 pontos de iluminação pública – mais de 30% de todo o município. No ano passado a prefeitura, através da Sercomtel Iluminação, já havia modernizado 2.021 pontos naquela região.

Publicidade


O Executivo municipal e a SI também executam obras no entorno do Lago Igapó 2 (centro-sul), que está recebendo 305 modernas luminárias, e conclui a implantação nos distritos rurais, que terão 1.833 pontos modernizados. Falta encerrar apenas o distrito de Lerroville, que já entrou na fase final.


PRIORIDADES

Publicidade


A prefeitura é quem define o cronograma de implantação e as prioridades. Os princípios que norteiam a instalação de LED são os entornos de escolas e de UBS, ruas, avenidas e praças de grande circulação de pessoas e de veículos, e áreas consideradas de vulnerabilidade social ou em situação de risco e também os pontos que ainda possuem as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio.


Mas a proposta é modernizar todo o município: "Vamos colocar LED na cidade inteira”, salienta o prefeito Marcelo Belinati. "Nessa primeira etapa estamos colocando nas avenidas, praças, ao redor de escolas, de postos de saúde e hospitais. Também em alguns bairros, distritos rurais e conjuntos inteiros, e isso em todas as regiões da cidade”.

Publicidade


O prefeito salienta que, terminada essa fase, "passaremos a colocar na parte interna dos bairros e conjuntos”. Mas ele salienta: "Vai levar tempo pra cidade inteira estar com iluminação toda em LED porque são 65 mil postes para trocar, mas vamos chegar lá”.


BENEFÍCIOS

A tecnologia LED na iluminação pública tem uma série de vantagens: oferece mais luz com menos custo, iluminação mais adequada para as ruas e avenidas, mais conforto e bem estar, melhor definição das cores durante a noite, ajuda a inibir a criminalidade nas ruas e praças, melhora a visualização no tráfego e a sinalização de trânsito, e oferece prazer para as famílias e a boa ocupação das praças públicas durante a noite.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade