Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Compras de Natal

Belinati anuncia funcionamento do comércio até as 22h em Londrina

Walkiria Vieira - Grupo Folha
29 nov 2020 às 21:24
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante transmissão ao vivo realizada no início da noite de domingo, (29), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário de Saúde Felippe Machado, apresentaram dados atualizados sobre a pandemia e confirmaram a abertura do comércio em horário especial para as compras natalinas - mesmo diante da pandemia. Será a partir do dia 3, quinta, quando as lojas passam a atender das 9 às 22 horas. Há dois dias consecutivos, o município não registra mortes por Covid-19 e o número de casos confirmados é de 15.041 pacientes , 41 pessoas aguardam resultados e 56.790 casos descartados. Os novos casos somam 78 pacientes. Os novos curados são 223 pacientes e ao todo 14.362 pessoas superaram a doença.

Em seu pronunciamento, o Belinati reforçou a necessidade de cuidados - usar máscara, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel. "Londrina está controlada. Aqui não explodiu pelas medidas que tomamos, como a Lei Seca em setembro. Por isso devemos continuar nos protegendo. "Enquanto Londrina está com 351 casos ativos, Curitiba apresenta 13.320 casos; Maringá, 2.956; Umuarama 1.857", comparou. O prefeito também destacou que o município apresenta a maior taxa de curados (96%) no comparativo de casos ativos e a menor taxa de letalidade - e exemplifica "Em Apucarana, a taxa de letalidade é de 3,84%, em Rolândia, 3,22%, Arapongas, 3,06% e Londrina, 2,35%. O prefeito recordou que no auge da pandemia, Londrina chegou a ter 800 casos ativos de Covid-19".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em relação ao boletim diário, foram apresentados novos 117 casos em relação à media móvel. "Eram 64 antes. Então não temos motivos para comemorar, embora saibamos que o boletim é dinâmico e temos uma situação sustentável, estável e consolidada, não podemos relaxar", alertou. "Na semana passada, muitas cidades tiveram um aumento muito grande de casos e hoje ao passar pelo lago Igapó vi muitas pessoas sem máscara", reclamou. "Quando tomamos medidas restritivas em relação aos bares com horário reduzido, pela manutenção das aulas online e não autorizamos a volta do futebol, sempre foi com base em dados estatísticos, no cenário epidemiológico, levando sempre em consideração o equilíbrio proteção á vida e o trabalho para ganhar o pão de cada dia. Todas as decisões são baseadas em análises técnicas, médicas e precisamos alertar as pessoas para continuarem mantendo os cuidados", repetiu. "Se não fosse a Lei Seca, hoje poderíamos ter 10 mil casos a mais de pessoas contaminadas", refletiu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Será nesta sexta

Londrina: Sema volta atrás e espetáculo da Paixão de Cristo permanece no CSU

Imagem de destaque
Entre 28 a 31 de março

Cerca de 10 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Londrina no feriado da Páscoa

Imagem de destaque
Cerimônia será as 10h

Celebrando 40 anos, Osuel ganha homenagem da Alep nesta quinta em Londrina

O prefeito relatou também que Londrina permanece com o menor índice de número de casos em relação às maiores cidade do Paraná e do Brasil e enfatizou o número de testes realizados na cidade. Ao todo, 125.848, ao passo que em todo o Estado do Paraná realizou 93.051 testes. "Testamos todas as pessoas com síndrome gripal, é o maior índice de teste do Paraná e a estratégia deve permanecer a mesma, além dos cuidados redobrados", disse. Por meio de um balanço, prefeito e secretário destacaram que as doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão foram as comorbidades que mais levaram a complicações e óbitos. A curva epidemiológica apresentada desde o início da pandemia aponta como determinante a data de 19 de setembro, quando entrou em vigor a Lei Seca. "Se não tivemos tomado esse medida, hoje seriam 23.673 casos de contaminados", alertaram.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade