Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde da mulher

Campanha Outubro Rosa é lançada em Londrina

Redação Bonde com N.Com
02 out 2020 às 10:52
- Vivian Honorato/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (1º) a Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como os de ovário e colo do útero. Promovida pelas secretarias municipais de Saúde e Políticas para as Mulheres, a campanha foi aberta com uma roda de conversa virtual que contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Liange Doy, e da médica Najat Nabut, que deu um depoimento sobre a sua experiência pessoal com o câncer de mama.


As rodas de conversas, que são organizadas pelas secretarias municipais de Saúde e Políticas para Mulheres, acontecem todas as quintas-feiras de outubro, das 15h às 16h, através da plataforma Google Meet, que pode ser acessada pelo link https://meet.google.com/yji-anvs-kgj. Ainda haverá mais quatro encontros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Liange, o objetivo das rodas de conversa, assim como das demais atividades que fazem parte da campanha, é conscientizar o maior número possível de mulheres. "Nós queremos sensibilizar as mulheres para que façam o autoexame, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, que é tão importante para salvar vidas. Também vamos trabalhar a questão da violência doméstica e do abandono que muitas mulheres que estão passando pelo câncer sofrem”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
50 vagas disponíveis

Cursinho do Vista Bela está com inscrições abertas para alunos e busca professores

Imagem de destaque
Refeição completa

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Zona Sul

Revitalização da Praça da Juventude deve iniciar ainda neste mês em Londrina

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque


Vivian Honorato/N.com
Vivian Honorato/N.com


Exames

Publicidade


Durante todo o mês de outubro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município vão intensificar as agendas de coletas de preventivos, avaliação das mamas e solicitações de exames como ultrassons e mamografias. Em respeito às normas de saúde e segurança vigentes durante a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos serão realizados em horários mais espaçados do que o normal, para evitar aglomerações. A recomendação é que as mulheres telefonem para as unidades que frequentam para que possam verificar os horários disponíveis para atendimento e programar suas agendas.


Iluminação especial

Publicidade


Para ajudar na divulgação da Campanha Outubro Rosa, dois pontos conhecidos de Londrina recebem uma iluminação especial de hoje até o dia 31 de outubro.


A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, através da Diretoria de Edificações Públicas, ligará na cor rosa todas as 424 luminárias do viaduto localizado entre as avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro.

Publicidade


Veja também: Projeto de Londrina conscientiza mulheres jovens sobre o câncer de mama


O outro ponto que participará da ação é a Concha Acústica de Londrina, localizada na Praça 1º de Maio. A Sercomtel Iluminação alterará a cor da luz emitida pelos 5 projetores que ficam no local. O diretor-presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, explicou que já é o segundo ano em que o órgão adere à campanha. "Essa ação faz parte do propósito social da companhia. O Outubro Rosa tem um objetivo muito importante, que é promover a saúde da mulher. Através da nossa contribuição, queremos ajudar na divulgação”, destacou.

Publicidade


Vivian Honorato/N.com
Vivian Honorato/N.com


Outros eventos


Diversos órgãos e secretarias municipais realizarão atividades relacionadas à Campanha Outubro Rosa. No dia 20 de outubro, às 11h, a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos promoverá uma live sobre o tema "Câncer de mama: Autocuidado e prevenção”. A transmissão será realizada através do perfil do órgão no Instagram.

Publicidade


A coordenadoria de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá duas lives em parceria com a Inesul e a Unicesumar. O primeiro evento, com o tema "Outubro Rosa: prevenção de câncer de mama e colo uterino”, acontece na sexta-feira (2), às 19h, e conta com a participação da coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Colmiran, e da coordenadora do Curso de Enfermagem da Inesul, Ednalva Guizi. A transmissão será realizada através dos perfis de mídias sociais da Inesul.


A segunda live, intitulada "Como Identificar o câncer de mama: do autoexame ao diagnóstico”, acontece no sábado (3), das 10 às 12h, e terá a presença de Priscila Colmiran e da professora doutora Luana Cossentini, da Unicesumar. Os interessados poderão participar da live através dos perfis da Unicesumar nas redes sociais.

Publicidade


Programação das rodas de conversa


08/10 – Roda de conversa sobre Saúde da Mulher com a participação do médico Luiz Carlos Baldo – Ginecologista e obstetra da Prefeitura de Londrina e 17ª Regional de Saúde – e Beatriz Daou Verenhitach, médica mastologista da Unidade de Mama do CISMEPAR;


15/10 – Roda de Conversa sobre Cuidados com a Mulher com Câncer, com a psicóloga do Hospital do Câncer, Tatiana Brum, e a nutricionista Mirela Ferreira;


22/10 – Serviços da Rede de Atendimento da Saúde da Mulher e Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com a Priscila Colmiran, enfermeira e Coordenadora da Saúde da Mulher – pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde/Secretária Municipal de Saúde – e Sueli Galhardi, assistente social e coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Londrina.

29/10 – Depoimento sobre a superação do câncer, com a psicóloga Adriane Hisnauer Cantone.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade