Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Negligência e maus-tratos

Casa de repouso de idosos em Londrina fecha as portas a mando da Justiça

Isabella Alonso Panho* - estagiária
04 dez 2020 às 10:26
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Casa de Santa Mônica, instituição de longa permanência para idosos (ILPI) no jardim Shangri-lá, terá de fechar as portas imediatamente. A determinação, vinda do juiz Alberto Junior Veloso, da 5ª vara cível de Londrina, é de caráter liminar, podendo ser alterada até o fim do processo, e atende a um pedido do Ministério Público de Londrina, que ingressou com uma ação civil pública contra a instituição.


Apesar de ter sido intimada apenas na manhã desta sexta-feira (4), a decisão data do dia 2, terça-feira passada. Nela, foi determinada a interdição da ILPI, assim como a remoção dos idosos acolhidos. A casa de repouso deverá fazer contato com os familiares ou responsáveis solicitando que, em até cinco dias, providenciem a mudança dos residentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de ingressar com a medida judicial, o Ministério Público chegou a notificar o estabelecimento e acompanhar vistorias da Vigilância Sanitária. Contudo, as adequações necessárias não foram feitas. O inquérito civil, onde constam as investigações e o acompanhamento realizado na unidade, é de 2016.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessão gratuita

Projeto Cinema e Psicanálise exibe “Anatomia de Uma Queda” nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Meia entrada custa R$ 10

“Cinema é uma Droga Pesada” chega nesta segunda-feira na tela do Cine Teatro Ouro Verde

Imagem de destaque
Cultura

Mostra de dança reúne público em shopping de Londrina no final de semana

Imagem de destaque
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico


Segundo as denúncias que acompanham a ação civil pública, os residentes da Casa de Santa Mônica não estariam recebendo a alimentação adequada e estariam sofrendo maus-tratos - sendo que alguns castigos impostos aos idosos seriam comentados em um grupo de WhatsApp das pessoas que trabalham no local. A decisão menciona idosos com assaduras em virtude do uso de fraldas e de um, em específico, que ficaria constantemente amarrado na cama ou no chão.

Publicidade


Uma vistoria recente no órgão também verificou que o estabelecimento não estaria adotando as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. As camas dos residentes não teriam o distanciamento necessário e a instituição estaria recebendo mais internos do que a sua capacidade permite.


A instituição chegou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com o MP em 6 de novembro de 2019, mas não atendeu às solicitações do poder público.


Se a Casa de Santa Mônica não cumprir as determinações da liminar, poderá pagar uma multa diária de dois mil reais. Ela terá, a partir de segunda, o prazo de 15 dias úteis para se defender das acusações e recorrer da liminar. A reportagem conversou diretamente com a instituição, mas foi orientada a falar com seu advogado, que, até o final desta manhã, não havia retornado o contato.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade