Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Encontro

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no fim de semana

Redação Bonde
01 mai 2019 às 18:07
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chuva de meteoros Eta Aquarídeos poderá ser observada neste fim de semana. Em Londrina, o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) em parceria com o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) vai realizar uma observação astronômica. O grupo se concentrará primeiramente na Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, no sábado (4), entre 22h30 e 23h.


Em seguida, sairão em caravana rumo ao final da Estrada do Limoeiro para acompanharem o fenômeno. O grupo adiantou que apesar da chuva de meteoros poder ser observada a olho nu, telescópios estão montados para que as pessoas possam ver Júpiter e Saturno. O local fica no 12 km após o Tiro de Guerra de Londrina. Trata-se de um ponto mais distante das luzes da cidade, que atrapalham a observação dos meteoros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o Gedal, meteoros ocorrem quando pequenas partículas de poeira cósmica caem na atmosfera terrestre fazendo com que o calor gerado pelo atrito com a atmosfera acabe queimando o fragmento, dando origem aos meteoros ou como são popularmente conhecidos: estrelas cadentes. "De tempos em tempos, a Terra cruza com a órbita de alguns cometas, e essas órbitas podem estar 'sujas' com fragmentos deixados por esses astros, durante suas passagens. Quando isso ocorre, podemos ter muitos meteoros, num fenômeno que chamamos de chuva de meteoros", esclarece.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil


A chuva de meteoros deste fim de semana leva o nome de "Eta Aquarídeos" porque surgem no céu em uma região onde fica a estrela "Eta", da constelação de Aquário. "O mais legal é de onde são esses fragmentos que veremos: do cometa Halley! O cometa mais famoso de todos os tempos, que passou por aqui pela última vez em 1986 e só deve voltar em 2061", apresenta o grupo.


Se você não puder ir ao encontro com o grupo, o ideal é buscar um local afastado das luzes da cidade. Segundo o grupo, para quem está em Londrina a constelação de Aquário estará surgindo no horizonte leste por volta da 1h, de sábado para domingo (4 e 5). Em uma noite considerada normal, é possível ver entre cinco e dez meteoros durante toda a noite. Mas adiantam que em uma chuva de meteoros para essa do final de semana, o número pode ser maior. O esperado, de acordo com o Gedal, é que 50 meteoros podem surgir por hora.

Caso chova ou esteja nublado, o evento poderá ser cancelado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade