Chuva deve chegar a Londrina nesta terça-feira

por Daniel Muniz - Estagiário*
   

Depois de uma segunda-feira (4) de calor recorde e clima seco, o londrinense terá um alívio com uma chuva que deve chegar na tarde desta terça (5) no Norte do Paraná, de acordo com Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

Gina Mardones/03-08-2018/Arquivo Folha

Leia mais: Londrina registra temperatura mais alta do ano.

"Os modelos já mostram áreas de instabilidade atuando no Sul do Paraná e subindo em direção à região de Londrina", afirma a agrometeorologista.

"Devemos ter uma chuva moderada nesta terça e tempo instável durante esta semana inteira", complementa.

Apesar da previsão de chuva, as temperaturas devem permanecer elevadas durante esta terça. A mínima registrada foi de 23.7°C e a máxima pode chegar até 35°C.

A umidade relativa do ar caiu até 27.2% na segunda, quando a temperatura média do dia foi de 30°C, e ficou em 49% na manhã desta terça. O recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o índice de umidade fique acima dos 60%.

Caso se confirme a previsão, essa chuva chega em boa hora. Até a manhã desta terça, a precipitação acumulada de 2019 em Londrina é de 860,2 mm (milímetros). A média histórica até esta data (5 de novembro) é de 1296,2 mm, enquanto a média histórica anual é de 1639 mm.

"Os meses de novembro e dezembro costumam ser mais chuvosos, então não é impossível que Londrina alcance a média de precipitação acumulada, mas é improvável", explica Heverly.

As médias históricas dos volumes pluviométricos dos dois últimos meses do ano são de 166,4 mm e 204,3 mm, respectivamente.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.