Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda o motivo

Criminalística de Londrina deve atender menos municípios em 2021

Rafael Machado - Grupo Folha
03 jan 2021 às 17:16
- Fábio Alcover - 24-03-2017
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem já viu o carro do Instituto de Criminalística de Londrina chegando em algum local de crime, como um homicídio por exemplo, pode achar que o trabalho do perito termina ali, o que é uma inverdade. A elaboração do laudo que irá subsidiar as investigações da Polícia Civil continua internamente. Em 2020, 4.054 exames foram feitos pelos 14 profissionais lotados no órgão em Londrina. É uma média de quase 290 documentos por servidor.


Em comparação a 2019, a produção teve uma ligeira queda: foram 4.242 laudos emitidos. Mas essa quantidade foi despachada por 17 peritos, número maior em relação ao ano passado. Assim como qualquer setor do poder público, o IC enfrentou licenças médicas e transferências de funcionários, contexto que acaba atrapalhando a rotina. "A gama de atuação é grande. Vai desde morte até a perícia em um carro. Antigamente éramos em 21 peritos. Normalmente cada exame é para um inquérito policial. Quanto mais rápido ele chega, mais ágil é a investigação e o resultado disso para a Justiça", informou o chefe da Criminalística de Londrina, Luciano Bucharles.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Outro entrave para os peritos londrinenses é a área atendida. São 86 cidades do Norte e Norte Pioneiro. "Não é só fazer o laudo, mas as circunstâncias. Em alguns casos, perdemos muito tempo na estrada entre ida, volta e tempo gasto no atendimento. Por isso considero que essas estatísticas são significativas. Acredito que nossa regional está entre as primeiras de volume de produção no Paraná", explicou Bucharles.

Leia mais:

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Leia mais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade