Dezembro começa com calor e umidade em Londrina

por Redação Bonde
   
Fabio Alcover/Grupo Folha

A terça-feira (1º) amanheceu com o sol entre nuvens em Londrina. Segundo a previsão do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, antigo Iapar), o dia será abafado e poderá chover entre a noite e o final da tarde.

A temperatura mínima registrada na estação do instituto nesta manhã foi de 20,9 ºC, a passo que a máxima prevista é de 31 ºC - mantendo condições similares às de segunda-feira (30), quando os termômetros chegaram a 30,6 ºC.

Novembro se encerrou mais quente do que o habitual. Os registros do IDR-PR apontam que a média de temperaturas máximas em Londrina é de 29,3 ºC. Contudo, em novembro de 2020, a média das máximas foi de 32,1 ºC.

Como explica a agrometeorologista Heverly Morais, o mês de novembro terminou com metade das chuvas esperadas: foram contabilizados 82,6 mm, a passo que a média histórica é de 165,6mm. O ano todo tem sido mais seco do que o habitual. Londrina registrou 832mm, enquanto deveria, até o final de novembro, ter chovido em torno de 1640mm.

Para dezembro, a perspectiva do IDR-PR é que as chuvas sejam mais frequentes do que nos meses anteriores, com menos dias secos do que nos meses anteriores.

Conteúdo relacionado: