Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Enquete

Filhos de leitores do Bonde preferem 'Galinha Pintadinha' a 'Peppa Pig'

Mateus Reginato/Bonde
15 mar 2018 às 15:22
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A "Galinha Pintadinha" é o desenho favorito dos filhos dos leitores do Portal Bonde. Com 48 votos, 63% do total, os internautas indicaram a animação brasileira, na enquete lançada pelo jornal no Facebook. Em segundo lugar, com 28 votos (36%), ficou a britânica "Peppa Pig". A enquete, que durou 24 horas nesta semana, trazia a pergunta: "qual desses desenhos seu pequeno mais gosta?". As opções dadas foram "Galinha Pintadinha" e "Peppa Pig". Ao todo, 76 leitores votaram.

Em fevereiro, o canal da "Galinha Pintadinha" no Youtube chegou à marca de 30 vídeos com mais de 100 milhões de visualizações. A animação infantil quebrou recordes, com números melhores dos que os de Rihanna, Taylor Swift e Justin Bieber. Mais de 10 milhões de inscritos, com 7,8 bilhões de visualizações, com uma média de mais de 8 milhões de visualizações por dia. Um grande sucesso, que afeta principalmente crianças pequenas de até três anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Junto à "Galinha Pintadinha", está outro fenômeno: "Peppa Pig". O desenho infantil é transmitido para quase 200 países. No Brasil, vai ao ar no Discovery Kids. Em 2017, o canal foi o mais assistido entre os pagos no país, tendo Peppa como um dos destaques na programação. A animação chegou inclusive aos teatros, onde sempre realiza peças lotadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento tradicional

Feira do Peixe Vivo de Londrina acontece na Tomi Nakagawa nesta quarta e quinta-feira

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Policiais militares desocupam mocó da Rua Belém antes de demolição

Imagem de destaque
Transfobia

Em julgamento de 12 horas, réus por transfeminicídio são condenados em Londrina

Imagem de destaque
Evento começa em abril

ExpoLondrina vai ter estande dedicado ao turismo do Norte e Norte Pioneiro


Divulgação
Divulgação


Luísa Passos Faust, de 2 anos, é uma das "fãs" de Peppa, como conta sua mãe, Jéssica Passos da Silva. A pequena costuma assistir ao desenho quando chega da escolinha, mas não todos os dias. "Uma média de 40 minutos a uma hora, quando assiste", diz Jéssica.

Publicidade


Para a mãe, o desenho ajuda "em termos" no desenvolvimento de Luísa. "Ela observa bastante, gosta da música, repete algumas palavras, tenta imitar os sons." Mas nem tudo são flores. "A Peppa não é muito educada. Às vezes chama o pai de 'bobo', arrota na mesa enquanto almoça ou janta."


O desenho "ajuda muito" quando Jéssica precisa cuidar sozinha da filha. "Principalmente quando ela está com sono", afirma. "Quando quer dormir, a Luísa já pede para colocar a Peppa. Às vezes colocamos outros desenhos para que ela conheça coisas diferentes, mas ela não aceita."

Publicidade


A psicopedagoga e fonoaudióloga Lívia Fortes ressalta que, até os dois anos e meio de idade, as crianças não deveriam ter contato com telas. "É um momento em que a criança deve ter contato sensorial. Vivenciar o próprio corpo no chão, com outras pessoas, no sofá. Além de que, do ponto de vista oftalmológico, os sistemas protetivos das pupilas ainda não estão prontos para proteger a visão da luz das televisões e tablets."


Além disso, "a criança precisa ver como a boca funciona", diz Lívia. "Nesses desenhos não exista essa articulação, de como é o som correto da língua. É preciso vivenciar isso com outro ser humano", completa.

Publicidade


A partir dos três anos, quando a criança já entende alguns conceitos, ela pode assistir a vários desenhos, segundo a psicopedagoga, mas sempre mediados por algum adulto. "Os adultos precisam entender que são responsáveis pela transmissão cultural e educacional da sociedade para a criança que está sob os seus cuidados."


"Na Peppa, por exemplo, existe uma representação familiar, mas distorcida. O pai é atrapalhado, sempre faz coisas erradas; a mãe é mandona; e a criança – a Peppa – é uma tirana, dá lições de moral nos pais e quer tudo do jeito dela", diz Lívia. "É importante que a criança tenha alguém com mais autoridade para entender as regras, o certo e o errado."

Publicidade


Para ela, não é errado assistir à Peppa Pig, mas é preciso que um adulto esteja ali, mediando e explicando como as coisas funcionam.


"De maneira geral, todos os desenhos podem ser prejudiciais e muitos podem ser bons, mas isso depende da quantidade e da supervisão. É preciso mais relações humanas do que com a televisão", diz Lívia.


Segundo a psicopedagoga, a televisão, os tablets e os celulares estão funcionando como babás eletrônicas. "A criança vai comer vendo desenho, para não reclamar da comida, já que nem sabe o que está comendo. Vai ver TV pra não questionar, para ficar quieta. Vai para o quarto, não precisa fazer dormir, perguntar como foi o dia, contar histórias. Tudo muito robotizado."

Lívia recomenda que, ao assistir TV, as crianças fiquem no máximo 50 minutos. A psicopedagoga também recomenda que os pais incentivem os filhos a fazerem coisas diferentes, mesmo que seja assistir a outro desenho, ir ao cinema, ao teatro, ao parque.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade