Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fiscalização

GM registra 56 denúncias de desrespeito à quarentena nesta semana

N.com
28 ago 2020 às 16:52
- Arquivo/Emerson Dias
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga o balanço da fiscalização realizada pela Guarda Municipal, sobre as medidas de prevenção e combate à pandemia no município. A central da GM registrou 56 denúncias entre os dias 23 a 27 de agosto. O número total de casos atendidos, desde o mês de março, está em 6.967, das quais 5.631 foram atendidas pela GM, e outras 1.336 foram repassadas para demais órgãos de fiscalização.


De acordo com decreto municipal nº 959/2020, no artigo 9º, é permitida a utilização de parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços públicos similares existentes no município, exceto para realização de comemorações, festas, eventos, partidas esportivas e outras atividades que causem aglomeração de pessoas. Portanto, não está autorizada a realização de jogos de futebol ou quaisquer outras situações que configurem aglomerações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo o decreto, considera-se aglomeração o contato, a interação ou a reunião de pessoas não conviventes ou corresidentes, em qualquer número, para quaisquer fins. O artigo 15º cita que o descumprimento das medidas estabelecidas acarretará em responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores, sujeitando a aplicação de multa, com valor estabelecido de R$ 300,00.

Leia mais:

Imagem de destaque
R$ 24,6 milhões

Londrina: Licitação milionária prevê modernização dos semáforos

Imagem de destaque
Nesta segunda-feira (6)

Queda de vazão no poço e temperaturas alta comprometem o abastecimento de água em Irerê

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (9)

Manutenção na rede de alta tensão afeta abastecimento de água em Lerrovile

Imagem de destaque
Faça sua parte!

Londrina oferece ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul: veja onde doar


TERMOS DE CONSTATAÇÃO

Publicidade


O número acumulado de termos de constatação lavrados, até o momento, é de 857. Ao todo, foram 66 interdições de comércios funcionando em horário irregular, festas, eventos e partidas esportivas irregulares. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 56 pessoas foram multadas por terem sido flagradas sem a máscara de proteção.


ACUMULADO DE AGOSTO

Publicidade


O setor de estatística da Guarda Municipal apontou que, até o final de quinta-feira (27), a Central da GM recebeu 565 denúncias, das quais 482 foram atendidas pela GM, e 83 foram encaminhadas para os demais setores responsáveis pela fiscalização. A Defesa Social reforça o pedido para que a denúncia seja feita com o máximo possível de informações.


DENÚNCIAS VIA WHATSAPP

Publicidade


A recomendação é que todas as informações sejam repassadas à GM através do WhatsApp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. A preferência é por mensagens curtas e objetivas. Também se sugere que, antes de enviar, o texto passa por nova leitura e análise. Não se deve repassar informações equivocadas e trote, pois o artigo 340 do Código Penal prevê que "Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe o crime ou a contravenção que sabe não se ter verificado” é passível de penalização com detenção, de um a seis meses, ou multa.


SERVIÇO

Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp (43) 9 9995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade