Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Educação especial

Ilece celebra 60 anos com palestra da escritora Lau Patrón e programação festiva

Redação Bonde
11 mar 2020 às 11:33
- Divulgação/Ilece
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ilece (Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais) completa 60 anos de atividades neste mês de março com palestra sobre diversidade e uma programação festiva para envolver alunos e familiares, funcionários, lideranças e representantes da sociedade civil.

A escola é considerada referência na educação especial, atendendo atualmente 420 alunos com ensino individualizado e atendimento clínico multiprofissional, com foco na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A programação de aniversário inclui palestra com a publicitária e escritora gaúcha, Lau Patrón, que desembarca em Londrina para falar sobre Inclusão. A escritora lançou em 2018 o livro "71 Leões”, no qual divide a experiência de enfrentar as consequências do AVC (Acidente Vascular Cerebral) do filho, à época, com menos de dois anos. O garoto foi diagnosticado com uma doença rara, Síndrome Hemolítico Urêmica Atípica (SHUa).

Leia mais:

Imagem de destaque
Tem sobremesa!

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta sexta-feira

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive


"Estou usando a minha voz para ser ponte e amplificar muitas outras vozes. Assim como conheço muitas outras fazendo o mesmo. Quero um mundo onde ninguém mais se cale por medo e a diversidade reverbere como nossa grande força, e não como fraqueza”, definiu ela sobre sua missão enquanto mãe e escritora ao Blog Tudo sobre Minha Mãe. Dados do IBGE (2010) revelam que em todo o Brasil 45,6 milhões de pessoas, 24% da população, têm algum tipo de deficiência. Desse total, 3,5 milhões têm até 14 anos.

Publicidade


Serão dois horários de palestras, às 8h e às 14hs, no dia 24 de março, na sede da APP Sindicato (Avenida JK, 1834, Centro). Para familiares dos alunos, a palestra será gratuita, mas serão disponibilizados convites limitados, no valor de R$ 20, que poderão ser adquiridos na sede da escola (Avenida JK, 1792).


Programação

Publicidade


Divulgação/Ilece
Divulgação/Ilece


As festividades da escola têm início nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, no Ilece Cafezal (Av. Presidente Gaspar Dutra, 80 – conjunto Cafezal I). A festa reunirá alunos, familiares, convidados e autoridades com direito a brinquedos, lanche, apresentação da tradicional Fanfarra dos Alunos do Ilece Cafezal e um espetáculo de dança com os alunos das duas unidades. A festa contará ainda com apresentação do cantor e compositor João Anesi, de Londrina. Além deste evento, os 60 anos de atividades da escola também serão comemorados com um jantar por adesão no próximo dia 21, a partir das 20h, no Buffet Atlântico.


O presidente do Ilece, Rogério Antônio Peruzzatto, afirma que a escola mantém um trabalho gratuito, diferenciado, proporcionando atendimento completo e personalizado para mais de 400 famílias da região. Os alunos contam com apoio psicológico, fisioterápico, fonoaudiologia, terapia ocupacional, atendimento médico neurológico e psiquiátrico, além de poderem participar de programas que complementam as atividades em sala e de oficinas pedagógicas profissionalizantes.

Publicidade


Histórico


O Ilece foi fundado por iniciativa de um grupo de pessoas ligadas ao Rotary Clube, sendo a primeira instituição de Londrina direcionada ao aluno especial. Ao completar 60 anos de atividades em 2020, o Instituto comemora a possibilidade de oferecer atendimento completo, com um quadro de 120 colaboradores (professores e profissionais), divididos em duas unidades (Ilece Centro e Ilece Cafezal).

Publicidade


A escola foi pioneira em Londrina a implantar a tecnologia do Pediasuit, em 2013. O tratamento complementa sessões de fisioterapia, indicado para pacientes com comprometimento motor, fortalecendo a musculatura e melhorando a movimentação e sustentação.


Divulgação/Ilece
Divulgação/Ilece


Em 2019, a escola entregou também, de forma inovadora, o parque adaptado para cadeirantes. Os brinquedos foram adquiridos com recursos próprios, arrecadados pelo Clube de Mães. A estrutura significa alegria, lazer e inclusão para alunos cadeirantes, com autonomia e segurança.


Divulgação/Ilece
Divulgação/Ilece

O Ilece mantém os três programas de atendimento na educação – Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os alunos participam também de aulas específicas nos setores de Educação Física e Arte. Todo este conteúdo aprimora talentos e abre oportunidades de forma individualizada, sempre respeitando os limites e a capacidade de cada um.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade