Iluminação LED é ampliada na região dos jardins Olímpico e Maracanã, em Londrina

por Redação Bonde com N.Com
   

O serviço de modernização da iluminação pública será ampliado nos jardins Maracanã, Olímpico e nos conjuntos habitacionais João Turquino e Panissa, na região oeste da cidade. A prefeitura aumentará a quantidade de luminárias LED (Light-Emitting Diode, ou, literalmente, "Diodo Emissor de Luz”) que serão implantadas na região passando das 1.060 unidades calculadas inicialmente para 1.202, o que deixará toda a região com a moderna tecnologia.

Divulgação/N.Com

O trabalho é executado pela Sercomtel Iluminação e faz parte do Mutirão de Serviços "Cuidando da Cidade”, promovido pelo Município, desde o dia 22 deste mês, e que também envolve as secretarias de Obras e Pavimentação, Saúde, Meio Ambiente, Políticas para as Mulheres, CMTU e Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

Antes de começar a realizar os serviços em uma determinada localidade, a Sercomtel Iluminação faz um estudo técnico para identificar a quantidade de pontos necessária. No entanto, segundo o setor operacional da empresa, ao longo da execução dos trabalhos a necessidade pode mudar, aumentando ou diminuindo a quantidade de postes a receberem as novas luminárias.

Em todas as localidades também são feitos estudos sobre a intensidade de luz, considerando aspectos como altura dos postes, extensão dos "braços” das luminárias, largura das ruas e distâncias entre os postes, além da altura e da abertura das copas das árvores. Algumas, inclusive, sofrem intervenções como podas de galharias, para melhorar o ganho do LED.

A Prefeitura de Londrina e a Sercomtel Iluminação pretendem implantar 28.344 luminárias LED na sua primeira fase de modernização, que começou em março deste ano e deverá ser concluída até o final do ano que vem.