Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Cidade Iluminada'

Imagens de drone mostram como ficarão avenidas de Londrina com iluminação LED

Redação Bonde com N.Com
22 fev 2019 às 11:54
- Fotógrafo e Cinegrafista Wilson Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Imagens registradas pelo fotógrafo londrinense Wilson Viera demonstram a diferença da iluminação tradicional para as lâmpadas LED, que começaram a ser implementadas pela Sercomtel Iluminação nas ruas de Londrina. A gravação feita com um drone na Avenida Saul Elkind mostra o trecho em que as trocas já foram feitas, com luzes brancas, comparando com outros ainda iluminados com lâmpadas de vapor de mercúrio ou sódio, de tons amarelados e menor intensidade. Veja abaixo:


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A implantação do novo sistema de iluminação por LED é o objetivo do programa Cidade Iluminada, que começou oficialmente nesta quinta-feira (21), com a assinatura de ordens de serviço e envio de funcionários, equipamentos e caminhões para os locais de instalação. A estimativa é que 23 mil pontos de iluminação sejam totalmente modernizados até 2021.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


Entre os pontos que vão receber a nova iluminação estão as avenidas Dez de Dezembro, Avenida Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, Higienópolis, Quintino Bocaiúva, Tiradentes, Saul Elkind, Duque de Caxias, São João, Rua Goiás, e Rodovia Carlos João Strass.

Publicidade


O projeto, desenvolvido pela Sercomtel Iluminação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, contempla a retirada de lâmpadas e luminárias obsoletas, braços fora do padrão e mal dimensionados e a instalação de novos conjuntos de iluminação pública, com luminárias LED já preparadas para a telegestão, juntamente com braços adequados à largura e classificação das vias. O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos da primeira fase é de 30 meses.


O programa se estenderá por toda a cidade com prioridade para a instalação em vias com escolas e unidades de saúde. Ao todo, o programa Cidade Iluminada prevê a substituição de 46 mil pontos de Iluminação Pública em Londrina. De acordo com o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, a ação deverá propiciar a modernização dos equipamentos por toda a cidade, além de padronizar e harmonizar o sistema, trazendo, consequentemente, uma perceptível melhora na luminosidade, conforto e segurança à população.


O presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, as luminárias em LED garantem uma uniformidade na distribuição da luz na via 50% maior; melhor índice de reprodução das cores, além de possuir o dobro de durabilidade das convencionais e a possibilidade de telegestão.

O investimento para a execução da primeira etapa do projeto Cidade Iluminada é de R$ 42.464.424,15, recurso proveniente do Cosip (Custeio do Serviço de Iluminação Pública. O programa foi totalmente desenvolvido de acordo com especificações técnicas do Inmetro, que em 2018 estabeleceu parâmetros para a implantação de LED em sistemas públicos de iluminação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade