Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em 30 cidades

Justiça nega suspensão e prova do PSS está mantida para domingo

Redação Bonde com AEN
08 jan 2021 às 17:41
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Três decisões judiciais desta sexta-feira (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores marcada para este domingo (10) em 30 cidades do estado. Dessa maneira, a avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.


No recurso interposto pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Desembargador Taro Oyama negou novamente o pedido de liminar feito pelo órgão entendendo que "persiste a ausência da verossimilhança das alegações".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na decisão, o magistrado reforçou a necessidade das medidas de prevenção que serão adotadas e ressaltou que a rede estadual poderia ser prejudicada. "É deveras genérica a expressão "existirem indicativos seguros de que a pandemia estará mais suficiente controlada”, não podendo deixar a mercê de conceitos abstratos para a realização das provas que, em tese, são para suprir a falta de servidores, ainda que temporários, na área da educação, sob pena de prejudicar, ainda mais, a educação pública estadual", decidiu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Antiga Casa da Criança

Apesar de Museu de Artes estar fechado, secretaria inaugura exposições com obras de acervo em Londrina

Imagem de destaque
Câmara Municipal de Londrina

Projeto de lei propõe a desapropriação de imóveis abandonados em Londrina

Imagem de destaque
Durante a abertura da Expo

Londrina Paraná Day: cidade vai receber investimentos para expansão de gás canalizado

Imagem de destaque
Nesta sexta

Prefeitura prorroga uso do VGD pelo Londrina Esporte Clube por mais 10 anos


Já a 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba indeferiu um pedido feito pelo MP-PR e outro pela APP-Sindicato. Nas decisões, a juíza substituta Diele Denardin Zydek diz que a avaliação de domingo "atende às disposições legais para a realização de prova presencial" e que a retomada das aulas no próximo mês é uma "razão pela qual a realização da prova se torna necessária".

Publicidade


Nos autos, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) explicitou todas as medidas legais que amparam a realização da prova, bem como as medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação. Há um decreto estadual (6.593/20) que garante legalmente a realização da prova e não existem decretos municipais que impeçam o certame. Em dezembro, quando o cenário epidemiológico do estado apresentava patamares superiores aos atuais, a prova foi adiada por duas vezes.


A própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), órgão dotado de expertise para avaliar o cenário epidemiológico e sanitário, emitiu parecer favorável à realização da prova desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria de Educação.

Publicidade


Medidas de prevenção - Entre as medidas estão a seleção de locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar; higienização de todo o ambiente, inclusive as carteiras (antes e depois do uso), os malotes e outros materiais de manuseio; verificação da temperatura corporal dos aplicadores e dos candidatos; observação do distanciamento físico; uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e sacos plásticos transparentes individuais para descarte de material utilizado (lenços e máscaras usadas).


Visando garantir o distanciamento físico, de 1,5m entre os candidatos em sala, a taxa de ocupação dos espaços físicos foi reduzida de acordo com as dimensões e a quantidade de carteiras existentes nas salas. Foram selecionados locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar. As janelas deverão permanecer abertas durante todo o período de aplicação de provas, condicionada aos fatores climáticos. O uso de aparelhos de ar condicionado foi proibido. Além disso, em cada sala será informada a capacidade máxima do espaço e o quantitativo de pessoas alocadas naquele ambiente.


Sobre a entrada por grupos, o Cebraspe organizará a entrada escalonada dos participantes e colaboradores para evitar qualquer tipo de aglomeração. O Centro dividirá os candidatos em 4 grupos, com horários de entrada distintos, que são informados aos respectivos candidatos na consulta de local e horário das provas. Desse modo, cada grupo de candidatos chegará no local de prova em um intervalo de tempo, diluindo a circulação de pessoas no local de aplicação e evitando aglomerações.

Outras provas - Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais como vestibulares estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas no cenário nacional e local. Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade