Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Londrina avança em leis para regularizar chácaras

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
19 dez 2023 às 13:25
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CML (Câmara Municipal de Londrina) avançou na regularização de chácaras do município após a aprovação de três projetos de lei na última segunda-feira (18). Além da Lei da Divisão Territorial (PL n° 111/2023), foi aprovada a Regularização Fundiária Urbana (PL n° 135/2019) e a fiscalização do parcelamento do solo na área rural de Londrina (PL n° 66/2023). As matérias voltam à pauta para segunda votação nesta terça-feira (19).


Um dos pontos importantes da Lei da Divisão Territorial é a redefinição da característica geral da região do Limoeiro e da Fazenda da Nata, que passam a compor a Área de Expansão Urbana de Desenvolvimento Sustentável (AEU-DS), com possibilidade de desenvolver atividades de turismo e lazer. Muitas propriedades irregulares - por ocuparem lotes menores que 20 mil metros quadrados e terem atividades diferentes das permitidas em ambiente rural - estão nessa região próxima ao aeroporto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já o texto de n° 135/2023, aprovado na forma do Substitutivo 1, vai permitir a regularização das propriedades rurais em lotes fracionados de forma irregular, com metragem inferior à permitida pela legislação federal; a terceira matéria prevê multa e atribui à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento a competência de fiscalizar o parcelamento incorreto do solo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jardim Shangri-Lá

Homem tenta roubar comerciante, apanha de morador de rua e acaba preso em Londrina

Imagem de destaque
Confira a programação

Museu Educativo faz ação voltada a crianças nesta sexta em Londrina

Imagem de destaque
Perdeu o controle da direção

Caminhão tomba e motorista de 48 anos fica ferido em Londrina

Imagem de destaque
Neste sábado (18)

Concha Acústica recebe ato público contra o abuso sexual de crianças e adolescentes


O secretário de Governo e procurador de Londrina, João Luiz Esteves, aponta que o PL n° 135/2019 garante tanto a regularização fundiária de interesse social (Reurb-S) quanto a de interesse específico (Reurb-E).


“Vai servir de parâmetro para poder fazer regularização fundiária tanto em área de expansão, quanto em área dentro do perímetro urbano e na zona rural. É um projeto que se agrega a esses outros, mas simplesmente estamos regulamentando no âmbito municipal a legislação relativa à Reurb”, explica. “Com esse projeto, vamos poder fazer a regularização em área privada.”


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Londrina avança em legislação para regularizar chácaras
Além da aprovação da Lei da Divisão Territorial, outros dois projetos relacionados ao tema foram aprovados
Imagem
Moradores relatam que água segue com gosto e cheiro ruins em Londrina
Moradores de Londrina relatam que continuam sentindo gosto e cheiro ruins na água
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade