Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia em Londrina

Londrina chega ao terceiro mês de uso obrigatório de máscaras

Micaela Orikasa/Grupo Folha
10 jul 2020 às 09:16
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já são quase 90 dias que os londrinenses são obrigados a usar máscaras nas ruas, no transporte público e estabelecimentos, como medida de enfrentamento à Covid-19. A regra entrou em vigor no dia 15 de abril por meio do decreto municipal n° 457/2020. Em um primeiro momento, a população passou a ser monitorada quanto ao uso, mas com os números da doença avançando pelo município e região metropolitana, o prefeito Marcelo Belinati adotou medidas mais rígidas.

Desde o dia 16 de junho, quem resistir ao uso de máscara está sujeito à multa de R$ 300 e a responder a processo criminal pelo artigo 268 do Código Penal, por estar colocando em risco a saúde e a vida de outras pessoas. A secretaria municipal de Defesa Social, através da GM (Guarda Municipal), passou desde então, a "fiscalizar" o comportamento das pessoas nos espaços públicos e abriu um canal para quem desejasse denunciar o descumprimento desta e outras medidas, como aglomerações, também vigentes pelo decreto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia também: Estudos sobre transmissão da Covid-19 reforçam importância da máscara

Leia mais:

Imagem de destaque
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico

Imagem de destaque
15 sacos de resíduos recolhidos

Movimento estudantil promove ‘arrastão do plástico’ no campus da UEL

Imagem de destaque
Conheça!

Projeto de Fisioterapia da UEL oferece vagas para gestantes

Imagem de destaque
Para começar a semana

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta segunda-feira


Desde o dia 22 de março, início das ações de combate à pandemia em Londrina, até fim de junho, a GM já atendeu 5.433 denúncias relacionadas ao descumprimento das normas. Ao todo, 51 pessoas foram advertidas quanto ao não uso de máscara e 35 foram multadas.


Segundo o secretário da pasta, coronel Pedro Ramos, a ideia não é aplicar multas. Por meio de nota, afirmou que "o londrinense, em sua absoluta maioria, já aderiu às mascaras de proteção, porque entendeu que ela é a principal defesa contra o coronavírus. O trabalho dos guardas municipais tem sido tranquilo no sentido de fazer a orientação, porque mesmo a minoria mais reticente ou desligada concorda em vestir a máscara, quando solicitada.

Continue lendo esta matéria na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade