Londrina fecha o quarto mês consecutivo com chuvas abaixo da média histórica

por Daniel Muniz - Estagiário*
   

Apesar das chuvas que causaram estragos no início desta semana, Londrina deve fechar outubro com precipitação acumulada abaixo da média histórica. É o quarto mês consecutivo que a quantidade de chuva não alcança a média.

Anderson Coelho/26-07-2018/Arquivo Folha

Para esta quinta-feira (31), a previsão é de tempo estável, quente e seco. A mínima registrada foi de 22°C e a máxima pode chegar até 34°C, conforme Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

A umidade relativa do ar caiu até 38% na quarta (30) e ficou em 66% na manhã desta quinta. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice fique acima dos 60%.

Neste mês, choveu 85 mm (milímetros) até a manhã desta quinta. A média histórica é de 154 mm.

A temperatura média de outubro ficou em 25°C, três graus acima da média histórica do mês. O valor mais alto do mês foi registrado em 13 de outubro, quando os termômetros chegaram a 36.8°C. O recorde histórico do mês em Londrina é de 38.5°, registrado em 2014.

Já a mínima mais baixa de outubro, 15.6°C, foi registrada em 8 de outubro.

"Essas diferenças entre as médias do mês e as históricas já são esperadas por conta da variabilidade climática usual. Entretanto, com a ausência de chuvas, as temperaturas acabam ficando ainda mais quentes", explica a agrometeorologista.

"Esperamos que em novembro a precipitação acumulada fique em torno da média e entre em normalidade", acrescenta.

A média histórica de precipitação acumulada em Londrina para novembro é de 167 mm.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.