Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em tempo real

Londrina ganha painel on-line de casos de Covid-19; consulte como está seu bairro

Redação Bonde com N.Com
21 ago 2020 às 17:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de levar ainda mais informação sobre a pandemia do novo coronavírus e apresentar à população dados oficiais atualizados em tempo real sobre a situação do Covid-19 em Londrina, a Prefeitura lança, nesta sexta-feira (21), o Painel Covid-19.


Em formato de dashboard, a ferramenta on-line será liberada hoje para acesso público, diretamente no site saude.londrina.pr.gov.br/painelcovid19, e no Portal da Prefeitura de Londrina, trazendo indicadores locais atualizados diariamente. O acesso pode ser feito por smartphone, tablet ou computador, basta ter acesso à internet.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as informações elencadas no Painel Covid-19, estão os números de casos confirmados da doença, informações sobre a ocupação de leitos hospitalares, mapeamento dos casos por bairro, sintomas da doença apresentados na literatura médica, e indicador de comorbidades identificadas nos pacientes que vieram a óbito por Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Está na Santa Casa

Vereadora Mara Boca Aberta passa mal e é internada nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Londrina

Cooperativas de reciclagem renovam com CMTU à espera de um futuro contrato melhor

Imagem de destaque
Precarização

Motoristas de aplicativos lançam plataforma exclusiva para Londrina

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Com novo volante, Londrina EC chega a 12 contratações para a Série C


Outra novidade é o mapa georreferenciado, que indica o endereço residencial dos casos confirmados de Covid-19 em Londrina. O quadro apresenta opções de mapa de calor, que indica o nível de concentração de casos, grau de incidência da doença no bairro, e a evolução de cada caso positivado da doença.

Publicidade


Há ainda gráficos que classificam informações dos casos confirmados e dos óbitos, por sexo e idade, assim como a incidência de casos no Brasil, Paraná e nas principais cidades paranaenses. Estão indicados, por dia, o total de pessoas com início dos sintomas na mesma data, o total de casos confirmados, o número de recuperados e de óbitos.
Foto: Secretaria Municipal de Saúde


O material foi desenvolvido com supervisão e acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), e é alimentado diariamente com dados obtidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Planejamento e Gestão em Saúde.

Publicidade


Dados


As informações sobre os casos suspeitos de Covid-19 chegam à SMS (Secretaria Municipal de Saúde), e são catalogados pela equipe de Epidemiologia da Diretoria de Vigilância em Saúde. Na sequência, é feita a notificação para o Ministério da Saúde e SESA, e repassado para a Diretoria de Planejamento da SMS incluir os dados no Painel Covid-19.


De acordo com a geógrafa da SMS, Maria Angelina Zequim Neves, o trabalho abrange ainda a checagem das informações que cada paciente fornece aos laboratórios, quando realiza um exame para Covid-19. "É muito comum encontrarmos erros no endereço, como nomes de ruas que não existem, ou a pessoa informar um endereço de Londrina sendo que, na verdade, ela reside em outra cidade”, comentou.

As informações inseridas no dashboard podem auxiliar profissionais de saúde na contenção da pandemia em sua área de abrangência, ou até mesmo servir como fonte de dados para pesquisadores. "Em cada território, a Covid-19 se manifesta de uma maneira diferente, em tempos diferentes. Os serviços de saúde conseguirão observar melhor seu território e acompanhar os dados, implementando ações preventivas, que podem ser de informação e conscientização. A divulgação também pode servir aos acadêmicos e pesquisadores, que farão análise dos dados, do mapeamento, contribuindo nos estudos sobre a Covid-19”, comentou a geógrafa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade