Londrina terá semana de calor intenso depois de bater recorde de temperatura

por Redação Bonde
   
Anderson Coelho/Arquivo Folha

Depois da chuva de granizo que atingiu algumas regiões de Londrina no final de semana, a segunda-feira (28) começou com o sol entre nuvens. Segundo o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), domingo (27) foi o dia mais quente do ano até agora e o calor deve continuar intenso nesta semana.

Boletim municipal: Londrina tem mais duas mortes por Covid-19 e se aproxima dos 10mil casos

A temperatura mínima registrada na estação do instituto nesta manhã foi de 18,4 ºC, ao passo que a máxima prevista é de 33 ºC - um pouco a menos do que domingo (27), quando os termômetros chegaram a registrar 36,6 ºC, sendo o dia mais quente do ano. Até então, o recorde havia sido no dia 12 de setembro, quando fez 36,1 ºC em Londrina.

Como explica a agrometeorologista Angela Beatriz Costa, no final de semana choveu 3,6mm em Londrina, o que aumentou a umidade relativa do ar e abaixou um pouco as temperaturas nesta segunda. Sobre o norte do Paraná, há uma área de instabilidade se deslocando para o oeste do estado, responsável pelas nuvens no céu de Londrina nesta manhã.

A previsão do Iapar é de que as temperaturas se elevem bastante ao longo desta semana, podendo chegar a 40 ºC. Contudo, segundo Costa, é necessário acompanhar a meteorologia nos próximos dias. A princípio, não há previsão de chuva, o que não exclui a possibilidade de alguns chuviscos durante a semana.

Conteúdo relacionado: