Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Forasteiros

Londrinenses de coração: conheça histórias de pessoas que escolheram a cidade para viver

Gabriela Campos - Redação Bonde
04 dez 2017 às 18:25
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrinenses, pés-vermelhos, torcida alviceleste. Existem inúmeras formas de se traduzir o que é nascer em contato com a terra roxa que só Londrina tem. Mas será que só quem nasce aqui pode ser chamado dessa maneira?

Com uma população famosa pela simpatia e carisma, a cidade de Londrina, que completa 83 anos neste domingo (10), recebe, anualmente, centenas (e talvez milhares) de imigrantes, vindos de diversas regiões do Estado, país e mundo, como é o caso da família de Erondina Campos. Em 1977, Erondina, hoje com 94 anos, e o esposo, João Pedroso, já falecido, vieram para a cidade em busca de mais qualidade de vida para a filha caçula, Laiz, que possui síndrome de down.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Nós morávamos em Cascavel e sempre assistíamos aos jornais de Londrina. Eles mostravam reportagens sobre o Ilece [Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais]. Em Cascavel, a educação especial ainda estava só iniciando. Foi aí surgiu a ideia de nos mudarmos para cá, para colocarmos a Laiz em uma escola mais estruturada", conta Anaíde Campos, uma das filhas do casal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Formado na UEL

Poeta paranaense lança livro no Sesc Cadeião nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Foi sucesso no Lollapalooza

Rapper Rael promove show de voz e violão no Espaço Villa Rica

Imagem de destaque
Abertura será nesta sexta-feira

Mostra de dança reúne mais de 350 bailarinos em shopping de Londrina

Imagem de destaque
Tem sobremesa!

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta sexta-feira


A mudança, que em 2017 completou 40 anos, trouxe, na opinião de Anaíde, muitos frutos positivos. "Por mim a mudança valeu muito a pena. Eu já estava empolgada para vir, e não me arrependi disso. Até para arrumar trabalho foi rapidinho. Londrina tem tudo de bom que a gente precisa."

Publicidade


A jornalista Bruna Ferrari é outro exemplo de migração. Bruna saiu de sua cidade natal, Itapetininga (SP), em 2011, para estudar na Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Quando vim prestar vestibular, foi a primeira vez que vim pra Londrina. Fiquei encantada com a cidade", relembra a jornalista.



Hoje, três anos depois, Bruna não tem mais a intenção de sair da pequena Londres. "Quando terminei a faculdade, em 2014, não quis mais ir embora. Ainda tenho vontade de viajar, alguns planos nesse sentido, mas nada que me motive a sair de Londrina. Gosto muito da cidade, acho que é uma cidade gostosa para morar. Até brinco que gostaria de trazer minha família toda pra cá."

Publicidade


Logo ali, depois do oceano


8.580 km: essa é a distância aproximada entre o Brasil e o Zimbábue, país localizado ao sul da África, terra natal de Tino Mangwiza. Antes de chegar ao Brasil, porém, Tino cursou faculdade nos Estados Unidos e passou um tempo trabalhando na Inglaterra. Foi enquanto era universitário que o
zimbabuense conheceu a londrinense Jules Spoladore, com quem se casou em 2008.


Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal - O casal Tino e Jules na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro
O casal Tino e Jules na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro


O casal voltou para o Brasil em 2015, durante as Olimpíadas. "Fomos para o Rio de Janeiro, onde trabalhamos nas Olimpíadas e Paraolimpíadas. Em novembro de 2016 mudamos para Londrina. Um dos motivos para voltarmos foi para ficarmos mais perto da minha mãe, que está envelhecendo, mas também para poder compartilharmos nossa experiência de viver fora do Brasil", conta Jules. O casal, hoje, tem um negócio próprio que envolve o compartilhamento de experiências em inglês.


Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Sobre as impressões de Londrina, Tino se diz muito satisfeito com as opções que a cidade oferece. "Londrina é uma ótima cidade. Adoro as pessoas, a comida e o constante crescimento da diversidade cultural. O tamanho da cidade é excelente. Não é grande, nem muito pequena. Meu lugar favorito é o Lago Igapó. Passo muito tempo lá me exercitando, apreciando o pôr-do-sol e aproveitando a natureza."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade