Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Luta contra a AIDS

Monumentos de Londrina trocam de cor para marcar Dezembro Vermelho

N.com
03 dez 2020 às 16:03
- Sercomtel Iluminação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou a vez do Dezembro Vermelho. Para marcar a data, que promove a luta contra a Aids, a Prefeitura de Londrina, através da Sercomtel Iluminação e da CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento), decorou com luminárias vermelhas o novo Viaduto Desembargador Edson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro, e a tradicional Concha Acústica, no centro da cidade. O objetivo é despertar a atenção em relação ao HIV/Aids e a outras infecções. A ação atende à Lei 13.504/2017, que criou oficialmente a campanha a nível nacional.


Dados do Ministério da Saúde revelam crescimento na taxa de detecção do HIV, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos, bem como as da avarioses e das hepatites virais. Esse crescimento é fruto de inúmeros comportamentos de risco, que vêm impedindo o Brasil de avançar no combate não só à Aids, mas também às demais ISTs.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sobre a doença

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos vagas disponíveis

CMTU altera estacionamento ao lado de canteiro central na Gleba Palhano

Imagem de destaque
Famílias de baixa renda

Mutirão do Cartão Comida Boa atendeu cerca de 900 beneficiários em Londrina

Imagem de destaque
Temperaturas seguem altas

Previsão do tempo: quarta-feira terá tempo nublado em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira


Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo HIV, vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é igual a ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou, de mãe para filho, durante a gestação e a amamentação, quando não tomam os devidos cuidados. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Publicidade


O vírus pode ser transmitido por meio de relações, mesmo as orais e anais sem preservativo; do uso de seringa por mais de uma pessoa; da transfusão de sangue contaminado; de uma mãe infectada que passa ao filho durante a gestação, do parto e da amamentação; de instrumentos não esterilizados que furam ou cortam. Ele não é transmitido por meio de relação protegida, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, sabonete/toalha/lençóis, talheres/copos, piscina, banheiro, doação de sangue.


O incentivo ao diagnóstico e ao início precoce do tratamento, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas da doença, tem sido uma estratégia adotada para reduzir a mortalidade relacionada ao HIV. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, diagnóstico e tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Publicidade


"Achamos interessante aproveitar os meses do ano para promover campanhas sociais e de interesse público. Levar informação relevante para as pessoas é uma obrigação, um dever e uma missão de todos nós”, salienta o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, que também preside a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento.


Dezembro Verde em Londrina

Outra campanha que começa a ganhar força é o "Dezembro Verde”, dedicada a ações educativas e de conscientização sobre abandono e o crime de maus-tratos de animais. O calendário foi instituído pela Lei Municipal 12.849/2019, por meio de um projeto de lei da vereadora Daniele Ziober. Para marcar a data, a Prefeitura, Sercomtel Iluminação e a CTD decoraram com luzes verdes os arranjos da cascata do Lago Igapó 2, sob a ponte da Avenida Higienópolis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade