Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta sexta

Motoristas de aplicativo marcam protesto para pedir mais segurança no trabalho

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
27 fev 2020 às 13:04
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Motoristas de aplicativos de Londrina organizam uma manifestação nesta sexta-feira (28) para pedir que a plataforma 99 adote medidas que aumentem a segurança dos trabalhadores. O protesto está marcado para as 13h, com uma carreata saindo do Autódromo Ayrton Senna até a Avenida Higienópolis, onde a empresa mantém um escritório.

Os condutores que trabalham por intermédio desta plataforma querem mais rigor na identificação dos passageiros e o fim das punições quando há cancelamento de corridas, que podem variar de suspensão por dez minutos até a exclusão definitiva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Elias Amancio da Silva, um dos administradores do grupo 2018, que reúne, mobiliza e promove apoio mútuo entre os motoristas de aplicativos em Londrina, o cancelamento de uma corrida ocorre quando o condutor não se sente seguro. "Tem acontecido muitas chamadas por terceiros. Uma pessoa faz a solicitação, mas, quando chegamos no local do embarque, outro está aguardando. Às vezes, até alguém do sexo oposto ou grupos de pessoas sem o dono do perfil solicitante. Se cancelarmos uma corrida dessas, já somos punidos”, diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morte de Scarlety Mastroiany

Justiça julga nesta terça-feira mais dois acusados por transfeminicídio em Londrina

Imagem de destaque
160% de ocupação

Atendimentos no pronto-socorro do HU de Londrina seguem suspensos devido à superlotação

Imagem de destaque
Queda na temperatura

Previsão do tempo: segunda-feira terá céu nublado e chance de chuvas em Londrina

Imagem de destaque
Resgate do bom futebol

Londrinenses aprovam Dorival, mas preveem missão difícil no comando da Seleção


Os motoristas também querem mais rigor no cadastro dos usuários, que podem alterar o nome e a fotografia no aplicativo a qualquer momento ou mesmo ter uma conta sem foto. A categoria acredita que uma certidão de antecedentes criminais no procedimento do cadastro poderia trazer mais segurança para os trabalhadores. "Qualquer um pode fazer o cadastro que sai na hora. Mas, para ser motorista, os documentos demoram para ser analisados e, algumas vezes, o cadastro nem chega a ser finalizado.

Publicidade


Para os usuários, Silva tem um conselho importante que afeta até mesmo a segurança deles: não solicitem corridas para pessoas desconhecidas. "Se a pessoa chama a corrida para alguém que acaba cometendo um crime, como um assalto, ela terá de dar explicações à polícia e acaba tendo problemas por causa de alguém que não conhece”, alerta.


A 99 enviou nota para reportagem e afirma que "está sempre aberta ao diálogo com o poder público, motoristas e sociedade para contribuir com a segurança pública de Londrina." "Por isso, a segurança para a 99 é prioridade antes, durante e depois das corridas. O app investe continuamente em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato", acrescenta.

"Como formas de prevenção antes das chamadas, a companhia mostra aos motoristas informações sobre o destino final, a nota do passageiro e se ele é frequente -- além de exigir que todos os passageiros incluam CPF ou cartão de crédito. Durante o trajeto, ferramentas como câmeras de segurança e compartilhamento de rotas estão disponíveis. Depois das viagens, uma central telefônica 24h para emergências oferece apoio imediato em caso de necessidade", completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade