Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Feminicídio

Nova sede do Centro de Atendimento à Mulher é inaugurada oficialmente

N.com
22 jul 2020 às 15:04
- Vivian Honorato/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Prestar atendimento humanizado e acolhedor às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, residentes no município de Londrina. É com este objetivo que o CAM (Centro de Atendimento à Mulher) teve sua nova sede inaugurada, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (22), na Avenida Santos Dumont, 408. O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy, descerraram a placa no local.

Os atendimentos no novo espaço iniciaram efetivamente no início de maio, mas a abertura oficial foi realizada hoje em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 19.873/2019, em memória à morte violenta da advogada Tatiane Spitzner e a todos os outros casos de feminicídio registrados no Estado. "Somente no ano passado, 89 mulheres morreram no Paraná por causa do feminicídio. Por isso, é importante termos um espaço para que as mulheres se sintam acolhidas e possam denunciar a violência, para que não chegue ao ponto de perderem suas vidas”, enfatizou o prefeito Marcelo Belinati.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito destacou que o novo espaço é uma conquista para a cidade e principalmente para as mulheres, pois possibilita um atendimento humanizado e acolhedor, para dar apoio, carinho e conforto a essas mulheres. "Londrina é uma cidade protagonista, que apoia as mulheres que sofrem violência doméstica e faz trabalhos de prevenção ao feminicídio. Neste sentido, esse novo espaço do CAM vem para garantir um ambiente ainda melhor para assistir estas mulheres”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas em fase única

UEL anuncia identidade visual do Vestibular 2025

Imagem de destaque
Segundo de 2024

Mutirão entrega cartões Comida Boa neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas

Imagem de destaque
Obras de melhoria

Regiões Norte e Leste de Londrina ficam sem água na segunda e na quinta-feira


A secretária Liange Doy disse que a inauguração oficial do CAM no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas. De acordo com a secretária, quando a mulher está em situação de violência doméstica e precisa de um atendimento especializado, para romper o ciclo da violência, ela pode procurar o CAM. "Lá, ela é atendida por uma uma equipe composta por psicólogas, assistentes sociais e advogada, que presta atendimentos psicossociais e orientação jurídica. Sabemos que é muito difícil para a mulher, sozinha, romper o ciclo da violência e buscar ajuda. E no centro de referência ela tem um serviço público, gratuito e especializado, para que a violência que ela sofre não chegue ao feminicídio”, afirmou.

Publicidade


A secretária explicou ainda que o atendimento no CAM é sigiloso. "Não falaremos para ninguém que a mulher procurou o serviço. Ao ser atendida, ela passará por um acolhimento inicial, onde diversos pontos serão avaliados, como o porquê dela estar nessa situação de violência, e ninguém vai culpá-la por isso disso. Estamos aqui para ajudar”, afirmou.


NOVIDADE

Publicidade


A partir de hoje, a grande novidade é que as mulheres atendidas no CAM poderão fazer o registro da agressão no Boletim Eletrônico no próprio centro, em uma sala específica para isso. O registro não vem acompanhado de Medida Protetiva, mas, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a unidade da Polícia Civil especializada da mulher para solicitar a medida.


A delegada da unidade da Polícia Civil especializada da Mulher de Londrina, Magda Marina Hofstaetter, apontou que a violência contra a mulher não tem impacto somente na área criminal, mas também em outras esferas de sua vida pessoal. "Essa parceria com o CAM vai proporcionar uma melhor acolhida para essa mulher, que poderá passar por atendimento com psicóloga, assistente social e advogada. Se necessário, também poderá ser encaminhada ao abrigo. Assim, garantimos um atendimento mais humanizado e digno à mulher que sofre violência doméstica, para que ela possa romper esse ciclo de violência e seguir com a sua vida”, disse.


SERVIÇO

O CAM funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A acolhida inicial a essa mulheres está sendo feita presencialmente e qualquer outro serviço pode ser feito pelo telefone 3378-0132. O local está seguindo todas as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde para garantir segurança e proteção aos atendimentos durante a pandemia do novo coronavírus. Por isso, é feita a higienização do espaço, entre um atendimento e outro, e estão sendo disponibilizadas máscaras de proteção e álcool em gel. O local conta com uma sala para cada técnico e tem brinquedoteca para as crianças, que muitas vezes estão acompanhando as mães.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade