Para 86%, Londrina é uma cidade boa para viver

por Marco Feltrin - Redação Bonde
   

O Fórum Desenvolve Londrina apresentou nesta quinta-feira (28) os indicadores de desenvolvimento da cidade, que avalia a percepção dos moradores em aspectos como qualidade de vida, saúde e segurança.

Foram ouvidos 1.065 londrinenses, de todas as regiões da cidade, em agosto de 2013. A margem de erro da pesquisa é de 3%.

Para 86,1% dos entrevistados, Londrina é uma cidade boa para se viver. Questionados sobre a qualidade de vida no município, 44,7% apontaram como boa, 38,5% como regular, 7,4% ruim, 5,7% péssimo e 3,7% ótima.

O resultado é superior ao levantamento feito no ano passado, quando 42,5% apontaram a qualidade de vida como boa ou ótima.

Mais de 90% dos ouvidos pela pesquisa afirmaram não ter intenção de se mudar de Londrina nos próximos 12 meses.

Arquivo Folha

Apesar de indicadores positivos, outros apontam as principais deficiências da cidade. Apenas 14,3% dos entrevistados disseram se sentir seguros ao caminhar pelas ruas de Londrina. Quando questionados se a cidade é bem cuidada e tem espaços públicos conservados, apenas 8,6% responderam positivamente.

A pesquisa também apontou quais os três aspectos de maior preocupação dos moradores. A Saúde foi o termo mais citado, por 48,2% dos entrevistados. Buracos nas ruas aparece como segunda maior preocupação, com 37,8% de citação, seguido pelo tráfico de drogas com 36%.

Já entre os aspectos mais positivos foram o emprego, apontado por 31,3%, a coleta de lixo (26,8%) e habitação (22,6%).