Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
TCGL, TIL e Londrisul

Paralisação de ônibus pode se estender durante o fim de semana em Londrina

Pedro Marconi, Micaela Orikasa e Guilherme Marconi - FOLHA
22 jan 2021 às 19:39
- Micaela Orikasa/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Usuários do transporte coletivo municipal e metropolitano de Londrina foram pegos de surpresa nesta sexta-feira (22) com a paralisação dos motoristas de três empresas: TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina), TIL e Londrisul. O estopim, segundo a categoria, foi o não pagamento do adiantamento, conhecido como "vale”, que deveria ter sido empenhado nesta semana. Já as empresas negociaram durante o dia mais prazo diante das perdas financeiras provocadas pela pandemia. O impasse continua e a paralisação deve estender o final de semana adentro, segundo o Sinttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina).

A Londrisul, que opera 65% do transporte coletivo urbano de Londrina, informou que pagou metade do "vale" e iria pagar o restante até o sábado (23). Já os diretores da TCGL se reuniram com representantes do sindicato no início da noite e alegam falta de recursos e pediram mais prazo. A ideia seria pagar 50% na próxima segunda-feira (25) e o restante na terça-feira (26), mas os trabalhadores não aceitaram. A TCGL opera 35% do transporte coletivo de Londrina e é responsável pela TIL no transporte metropolitano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O benefício do 'vale' é depositado na conta dos funcionários no 15° dia após o salário. "Existe compromisso no acordo coletivo das empresas que determina que elas precisam fazer o adiantamento salarial de 50%. Na quinta-feira (21) fomos surpreendidos com comunicado das empresas, que avisou que não teria condições de creditar o valor. Os empregados têm contas, usam remédios, têm empréstimo para pagar e resolveram não continuar com a prestação do serviço", destacou Idenildo Dias Alves, secretário-geral do Sinttrol.

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


Outra cobrança é para a remuneração do PPR (Programa de Participação de Resultados) referente ao ano de 2020, que não teve nenhuma parcela cumprida. "Tínhamos anuênio e virou PPR, que na verdade independente do lucro e é referente a 70% do salário. Além disso, temos convivido com atrasos de pagamentos. O desse mês já foi parcelado", relatou um trabalhador, que preferiu não ser identificado. A estimativa da entidade é de que até 1.200 funcionários estejam parados.


CONTINUE LENDO NA FOLHA:

Surpresos com a paralisação sem aviso, usuários do transporte coletivo se revoltaram com a situação


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade