Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Face shields

Penitenciária de Londrina produz máscaras para hospitais

AEN-PR
28 abr 2020 às 17:04
- Ilustração
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Penitenciária Estadual de Londrina I vai produzir 4 mil "face shields” (também conhecidos por escudos faciais ou máscaras de acetato) para o HU (Hospital Universitário) e outras unidades de saúde do município.

Mais da metade da produção, cerca de 2,5 mil itens, já foi finalizada; destes, 2 mil já foram enviadas ao HU. Com 15 presos implantados neste setor de trabalho, a média de produção é de 150 protetores faciais por dia e 250 máscaras descartáveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Com o apoio do Codel (Instituto de desenvolvimento de Londrina), de professores, alunos e voluntários, finalizamos a produção dos protetores faciais para o HU. Além disso, em conversa com o diretor-financeiro da Santa Casa de Londrina, ficou acordado que também vamos ajudá-los, produzindo máscaras”, afirmou o diretor da Penitenciária, André Fabiano Dea.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Shows e comidas típicas

Festa rural no distrito de São Luiz em Londrina deve receber milhares de pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
Antiga Casa da Mulher

Imóvel abandonado será transformado em creche na zona leste de Londrina

Imagem de destaque
Primeira vez

Banda Nebula é a atração da feira gastronômica da Concha Acústica nesta sexta


Os escudos faciais são montados por etapas. De início, é feita a impressão do suporte de cabeça e recortada a lâmina em acetato, ambos em impressora 3D. Estes primeiros processos ficam a cargo do Hospital, que conta com a ajuda de alunos, professores e voluntários. Depois, os materiais são enviados à unidade, que fica com a parte da mão de obra. "Os detentos costuram o elástico e instalam o acetato às peças”, explicou André.

Publicidade


Uma vez finalizada a primeira encomenda do HU, a produção agora está focada em máscaras descartáveis, porém em um formato diferente da que já estava sendo fabricada na unidade. "Ela foi desenvolvida dentro da Universidade Estadual de Londrina e visa substituir as usadas atualmente nos hospitais”, disse André. O novo modelo foi criado a partir do trabalho integrado dos setores de design e enfermagem da UEL.


A ideia da produção deste novo padrão, segundo a docente do departamento de Enfermagem da UEL, Danielly Negrão Guassu Nogueira, é tornar o produto mais barato e suprir a falta no mercado. "Além disso, este modelo que criamos dá maior vedação e proteção aos profissionais da saúde”, afirmou.

Publicidade


De acordo com a docente, o tecido já era utilizado em embalagens estéreis, mas não no uso de máscaras. Ainda de acordo com ela, o material é seguro para isso por conta da característica de barreira microbiológica e viral que possui.


"Diante do desabastecimento de máscaras do mercado, fomos desafiados a buscar uma solução de baixo custo, com uma pronta resposta, para que pudesse suprir a demanda do HU, a qual é de 3 mil máscaras por dia”, afirmou Danielly, que é uma das responsáveis pelo projeto juntamente com a professora do Departamento de Design, Thassiana Miotto.

Publicidade


Na parceria, o Hospital Universitário cede o tecido, uma empresa de Cambé fica responsável pelo corte no formato correto e, em seguida, os presos fazem as costuras finais e das faixas de amarração.


No momento, há 15 presos trabalhando na confecção das face shields, mas a ideia da unidade é ampliar para 20. Para os detentos, a vantagem é que a cada três dias trabalhados, eles recebem o benefício de remir um dia de pena.

"Este é um trabalho que, somado à produção de máscaras descartáveis, está totalmente voltado à ajudar a sociedade como um todo. É uma forma de os presos poderem contribuir no combate à esta pandemia”, afirmou o vice-diretor da Penitenciária, Matheus Casagrande.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade