Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desigualdade social

Pesquisa da UEL alerta para risco de Covid-19 em áreas de ocupação irregular

Agência UEL de Notícias
19 mai 2020 às 11:41
- Divulgação/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O isolamento social não afeta toda a população de maneira uniforme. Algumas circunstâncias agravantes aumentam o risco de contaminação e mortalidade pela Covid-19, como as condições precárias de habitação, associadas a baixa renda resultante da falta de empregos. Este é apenas um dos aspectos levantados por um grupo de pesquisadores da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que escreveram um artigo intitulado "Riscos de espalhamento do vírus da COVID-19 em áreas de ocupação irregular em Londrina, PR".

O texto é assinado pelas professoras Ideni Terezinha Antonello, Jeani Delagado Paschoal Moura e Léia Aparecida Veiga - todas do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL - e pelo professor Alan Alves Alievi, do Colégio Estadual Dario Veloso (Londrina). O artigo completo pode ser acessado neste link.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os autores salientam, por exemplo, que "apesar de não escolher uma classe social específica para a contaminação, coloca em xeque algumas camadas da população mais vulneráveis socialmente". Em Londrina, conforme o Plano Diretor Municipal, existe uma grande quantidade de áreas em fundos de vale ocupadas irregularmente por famílias vivendo em "condições inadequadas e infraestrutura e serviços urbanos", ou seja, expostas a maiores riscos de epidemias, alagamentos e deslizamentos. Não se sabe o número exato atualmente, mas dados de 2017 da Cohab (Companhia de Habitação de Londrina) falavam em praticamente 4 mil famílias em 69 áreas de ocupações irregulares, ou seja, uma estimativa de mais de 15 mil pessoas em áreas de superadensamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Zona Oeste

Após três meses de atraso, Delegacia Cidadã de Londrina deve ficar pronta em maio

Imagem de destaque
Estava em estado gravíssimo

Bebê que teve parto antecipado antes da mãe falecer por dengue morre no HU de Londrina

Imagem de destaque
"Feira dos Sabores"

Riqueza gastronômica é marca registrada da ExpoLondrina 2024

Imagem de destaque
Patrulha Maria da Penha

Homem é preso em flagrante após violar ordem judicial e ameaçar ex-mulher em Londrina


A maioria destas ocupações irregulares está nas regiões norte, leste e sul da cidade. Mais de um terço das 69 ficam na zona leste, e quase outro terço, na zona norte. O Centro é a região com menos ocupações irregulares: 2,89% delas. Por outro lado, em todas as regiões há semelhanças: localizam-se em terrenos públicos próximos a córregos urbanos (fundos de vale), infraestrutura básica precária ou inexistente e moradias abaixo do padrão mínimo de construção, onde famílias numerosas ficam expostas às variações do tempo, animais transmissores de doenças e violência de maneira geral.


Extensão

Uma das contribuições da UEL para modificar esta realidade é o projeto de extensão com título "Monitoramento da Elaboração e Aplicabilidade do Plano Diretor Municipal de Londrina", do qual participam as professoras autoras. Segundo elas, o projeto "estabelece um canal de diálogo com os grupos sociais envolvidos no processo, ouvindo as demandas das pessoas e, ao mesmo tempo, dando voz para aqueles que vivenciam a cidade no cotidiano".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade