Piscicultores de Londrina vendem peixes por entrega ou retirada

por N.com
   

Para estimular os piscicultores locais a continuarem comercializando seus produtos, após o cancelamento da Feira do Peixe Vivo deste ano, a SMAA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) apoia e divulga os canais de produtores que estão fazendo suas vendas por meio de entrega domiciliar ou retirada. A proposta é permitir alternativas de venda e acesso durante o período de fechamento do comércio e áreas públicas, uma vez que esta tradicional feira, realizada anualmente no período da Páscoa, precisou ser suspensa por conta das medidas de prevenção e segurança adotadas contra o coronavírus.

Arquivo/N.com

Dessa forma, os consumidores londrinenses que costumam frequentar a feira ainda podem adquirir peixes frescos e produtos embalados de qualidade, desfrutando de preços acessíveis. Três produtores da região da Usina Três Bocas, na região sul, que já participam da Feira do Peixe Vivo, estão vendendo espécies como tilápia, carpa, pacu, bagre e pintado. A faixa de valores do quilo varia, entre peixe vivo e peixe embalado, de R$13 a R$32.

Há opções de peixe vivo, com escolha e retirada direto na propriedade, ou por entrega, com produtos embalados, sendo possível combinar as formas de compra direto com cada vendedor. Os produtores seguem todas as normas da Vigilância Sanitária e as orientações da SMAA.

A gerente de Comercialização da SMAA, Viviane Fernandes, disse que a Secretaria de Agricultura incentiva a continuidade das vendas e colabora ampliando a divulgação dos contatos, além de tirar possíveis dúvidas. "Essa é uma alternativa encontrada pelos produtores locais, que, infelizmente, por conta da situação de instabilidade causada pelo coronavírus, não podem comercializar em área pública. Mesmo sem essa opção, alguns dos produtores optaram por continuar vendendo e o Município dá o apoio, dentro de suas possibilidades”, afirmou.

Fernandes salientou que estes três criadores já estavam previamente cadastrados para participar da Feira do Peixe Vivo 2020, e manifestaram interesse em promover suas vendas, dentro deste novo modelo, por conta própria. Antes da realização da Feira do Peixe Vivo, os técnicos da SMAA realizam vistorias nos ambientes de criação e produção, analisando se estão aptos a atuar. E os participantes precisam comparecer a reuniões para a organização geral da feira. Apenas após isso, passam a contar com o apoio do Município.

FEIRA DO PEIXE VIVO

A Feira do Peixe Vivo faz parte do projeto "Feira de Produtos de Época”, que integra a política de Segurança Alimentar do Município, realizada pela SMAA. O objetivo é oferecer a oportunidade para que os criadores consigam ocupar áreas públicas da cidade para vender sua produção.

CONTATOS DOS VENDEDORES

Alessandro - (43) 99120-2260

Rogério - (43) 99839-5355

Ítalo - (43) 99613-2389

Conteúdo relacionado: